Comissão de Educação vistoria mais duas escolas

Vereadores apontam problemas. Veja fotos

Curtir
A Comissão Permanente de Educação da Câmara de Vereadores constatou problemas nas escolas Pedro Crescenti e Zulmira Campos, ambas no Jardim Castelo, na Zona Noroeste de Santos. Enquanto na Pedro Crescenti há falta de manutenção, do ponto de vista pedagógico o grande problema é a falta de adaptação para o atendimento de crianças a partir de cinco anos, iniciado em 2009. Banheiros e bebedouros, por exemplo, não são adequados para esta nova faixa etária, como também não há parque infantil.

Na Zulmira Campos, por sua vez, embora a escola esteja passando por manutenção hidráulica e elétrica, a grande preocupação é de âmbito pedagógico. Segundo apurou-se no local, os alunos apresentam rebeldia e agressividade, e falta vínculo com a escola. Conforme a avaliação produzida no contato da Comissão com o corpo docente, é necessário melhorar a auto-estima dos estudantes.

As vistorias foram realizadas na manhã da última terça-feira (28/04/09), em prosseguimento a um roteiro de visitas programado pela Comissão, presidida pela vereadora Telma de Souza, líder do PT na Câmara. Também participou o vereador Marcelo Del Bosco Amaral (PPS).

A Escola Pedro Crescenti vive os mesmos problemas já detectados em outras unidades de ensino. A equipe de manutenção é chamada, mas não comparece ou não resolve os problemas. Desta forma, sobram telhas quebradas, forros furados ou que já caíram. Como resultado, uma luminária já despencou sobre um aluno, conforme relatou o corpo docente.

O excesso de goteiras fez deteriorar armários de metal, que estão com portas emperradas. Como choveu antes da vistoria, baldes, panos e poças eram visíveis. Há questões menores, que seriam facilmente resolvidas com um plano de manutenção, como fios expostos e ralos inadequados, que já provocaram tombos de adultos e crianças.

Na Escola Zulmira Campos, a grande preocupação do corpo docente é com o comportamento dos alunos. Segundo relatos colhidos no local, a escola tem uma imagem negativa. Os alunos mostram comportamento agressivo e aparentemente, não gostam da escola.

Segundo apurou-se, outras escolas da região negam vagas quando o aluno é proveniente da Zulmira Campos. "Esta transformação necessária deve ser tomada pelos professores como um desafio. É preciso todo o esforço pedagógico para envolver os alunos, oferecendo atividades que os atraiam, como por exemplo, capoeira, hip hope ou dança de rua", afirmou Telma diante dos profissionais que receberam a Comissão de Educação.

Até o momento já foram vistoriadas dez escolas. Um relatório está sendo preparado e será convocada uma audiência pública para cobrar providências da Secretaria Municipal de Educação.

Maurici de Oliveira
Assessor de Imprensa - MTB 21503