Comissão de Assuntos Portuários realiza audiência

Debate será nesta terça-feira (dia 30), às 19 horas

1 curtiu

Dicutir as transformações do Porto de Santos, o maior da América Latina, é fundamental para a Baixada Santista. Por isso, a Câmara realiza audiência pública nesta terça-feira (dia 30 de agosto), às 19 horas, no auditório Ulysses Guimarães (Praça Tenente Mauro Batista Miranda, 1 - Vila Nova).

Organizada pela Comissão Permanente de Assuntos Portuários e Marítimos, composta pelos vereadores Valdir Nahora (PSB), Reinaldo Martins (PT) e Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB), a audiência tem como objetivo discutir questões relacionadas a atividades de movimentação de mercadorias em geral e arrumadores.

O cumprimento das leis 12.023/2009, que dispõe sobre as atividades de movimentação de mercadorias em geral e sobre o trabalho avulso, e 8.630/1993, que trata da modernização do Porto , também serão alvo de discussão.

Principal porto do país, o equipamento santista, segundo o vereador Valdir Nahora, é o que movimenta mais contêineres na América Latina. Além disso, é responsável por grande movimentação de granéis sólidos, líquidos e carga geral.
Por ser o principal porto do país, a administração da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), vinculada à Secretaria de Portos, do Governo Federal, mantém constante diálogo com os prefeitos das cidades que abrigam instalações portuárias.

Por isso, “essa audiência é de vital importância, porque falar sobre o Porto é falar sobre o trabalho portuário,  a importação e exportação de nossas mercadorias, além do transporte dessas mercadorias. Os distritos industriais da Grande São Paulo e o complexo industrial de Cubatão existem graças ao Porto de Santos. A Cosipa, ligada a Usiminas, também opera um porto privativo que utiliza o mesmo canal de embarcações. É praticamente uma extensão particular do porto de Santos, que é um equipamento estatal. Sem contar a margem esquerda do Porto, que compreende Guarujá e cresce todo ano. Liderando o mercado nacional portuário, o cais santista atende também vários países latino-americanos, e hoje ocupa a 39° posição no ranking mundial de movimentação de cargas conteinerizadas”, explica Nahora ao justificar a importância do tema.

Assessoria do gabinete do vereador Valdir Nahora