Comissão da reforma política planeja atividades

Primeira reunião decide vice-presidência e relatoria

Foi dada a largada para os primeiros trabalhos da Comissão da Câmara criada com o objetivo de discutir a reforma política. O grupo, presidido pelo vereador Sadao Nakai (PSDB), se reuniu nesta quarta-feira (dia 3 de julho) e decidiu a vice-presidência e a relatoria, ocupadas, respectivamente, por Benedito Furtado (PSB) e Adilson dos Santos Junior (PT).

Os legisladores também saíram da reunião com a definição de um roteiro de atividades, cuja a finalidade será levar informações sobre o tema à população. Nos próximos dias, o Legislativo deve fechar parcerias com universidades, órgãos de classe e associações de estudantes, com o objetivo de promover debates, palestras e audiências públicas sobre o tema. “A Casa tem que ser generosa nessa abertura que pretendemos fazer. O debate não pode ficar restrito a nós, quanto mais envolvermos a sociedade, mais podemos ter respaldo”, analisa Sadao.

Desde as últimas manifestações que tomaram as ruas de todo o Brasil, em junho, o tema da reforma política passou a ser amplamente colocado na pauta. Por fim, nessa terça-feira (2), a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), enviou proposta ao Congresso Nacional, para que sejam colocados em discussão pontos considerados importantes pelo Planalto. “Esse é o primeiro degrau para abrir uma nova conceituação de envolvimento popular, porque a gente está discutindo um assunto que saiu das ruas e ocupou o noticiário e tudo mais”, analisa Furtado.

Além das parcerias que devem ser fechadas ainda em julho, a Câmara programa uma série de ações, que devem acontecer nos meses de agosto e setembro. “Nossa ideia, com essas atividades, é dar informações sobre o tema: o financiamento público exclusivo, a distribuição de recursos entre os partidos, o sistema eleitoral, quais as opções possíveis, as coligações, a fidelidade partidária, o calendário eleitoral, a possibilidade de implantação do voto facultativo. Independentemente de defendermos uma ou outra opção, vamos explicar para a população o que é cada uma delas”, diz Sadao.

Também participaram da reunião os vereadores Douglas Gonçalves (DEM), Jorge Vieira da Silva Filho (PR), Manoel Constantino (PMDB), e Zequinha Teixeira (PRP), além de assessores dos vereadores Ademir Pestana (PSDB) e Sérgio Santana (PTB), que estavam cumprindo agenda fora da Câmara nesta quarta.

Coordenadoria de Comunicação Institucional
Câmara Santos