Comissão da Habitação vistoria Vila Pelé

Tombamento de caixa d\'água causa preocupação

Compartilhe!

1 curtiu

No último dia 5/4/10, vereadores da Comissão Especial da Habitação da Câmara e a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) estiveram no conjunto habitacional Vila Pelé II para vistoriar o local da queda de uma caixa d\'água, ocorrida durante a Semana Santa. A obra, que já estava praticamente concluída, é de responsabilidade da COHAB Santista, e tem recursos do programa Habitar Brasil BID, do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

A caixa d\'água caiu sobre um dos blocos do conjunto, mas felizmente estas unidades habitacionais ainda estavam desabitadas, pois apenas 80 famílias haviam se mudado para outros blocos, em 2009, ficando cerca de 400 unidades vagas a espera dos novos mora dores, que deverão ser removidos da favela do Dique da Vila Gilda.

A Comissão de Vereadores, presidida por Cassandra, vai acompanhar as investigações acerca das razões do acidente, que devem ser feitas pelo CREA. Ainda segundo informações da Prefeitura, uma auditoria independente deve ser contratada para também avaliar as causas do sinistro.

Ao realizar a vistoria, chamou a atenção da Vereadora Cassandra a ausência de ferragens à mostra, na base da caixa d\'água que tombou e que possui cerca de 120 toneladas. Normalmente, o bloco de fundação da caixa d\'água é ancorado nas estacas através de ferragens e como a estrutura tombou, seria de se esperar que estas ferragens ficassem expostas.

De qualquer forma, ainda é cedo para que sejam tiradas conclusões sobre o acidente, mas é relevante o fato de que esta obra esteve paralisada durante muitos meses, durante a fase de execução das fundações, por causa de um questionamento judicial por parte do Sin dicato da Indústria da Construição Civil - Sinduscon, que na época alegou direcionamento da licitação feita pela COHAB, empresa controlada pela atual administração municipal.

Desenvolvimento Urbano: finalmente as Audiências do Plano Diretor

Com muito atraso, a partir da próxima segunda-feira, dia 13/4, começam a ser realizadas as Audiências Públicas em várias regiões do município, para que a população possa participar das discussões acerca das alterações que serão realizadas no Plano Diretor de Desenvolvimento e Expansão Urbana, que está em processo de revisão, mais de 11 anos após sua aprovação.

A Prefeitura já está disponibilizando para consulta as propostas para revisão do Plano Diretor, apresentadas, até o momento, no âmbito dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Urbano e de Desenvolvimento Econômico. Desta forma, embora não tenha havido maior divulgação, como o assunto merece, procura-se dar conhecimento prévio do conteúdo que será apresentado nas Audiências, nos seguintes locais:

1. Prefeitura Municipal de Santos

2. Prodesan

3. Poupa Tempo

4. Regional da Zona Noroeste

5. Regional Centro

6. Regional Área Continental

7. Regional dos Morros

8. Para consulta e impressão no site da Prefeitura: http://www.santos.sp.gov.br/frames.php?pag=/planejamento/plandir.php

Segundo a Prefeitura, as Audiências serão realizadas por setores da cidade, c om a finalidade de levar a informação a todo o Município e ocorrerão nas seguintes datas e locais:

ZONA DA ORLA - 13 de abril, das 19hs às 21hs - Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos, Artur Assis, 47. Boqueirão.

ZONA INTERMEDIÁRIA - 20 de Abril, das 19hs às 21hs - Unisantos, Campus Carvalho de Mendonça, 144, Vila Mathias.

ZONA CENTRAL - 27 de Abril, das 19hs às 21hs - Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos, Rua Brás Cubas, 03, Centro Histórico.< /SPAN>

ZONA DOS MORROS - 28 de Abril, das 19hs às 21hs - Salão de Festas da Paróquia São João Batista, Praça Guadalajara, Morro da Nova Cintra.

ZONA NOROESTE - 04 de Maio, das 19hs às 21hs - SESI. Avenida Nossa Senhora de Fátima, 366, Santa Maria.

ÁREA CONTINENTAL - 05 de Maio, das 19hs às 21hs - Escola Judoca Ricardo Sampaio, Rua Xavantes, 70 - Caruara.

Para a Vereadora Cassandra, a participação de todos é fundamental, pois "é preciso que cidadãs e cidadãos se manifestem acerca do atual modelo de desenvolvimento urbano da cidade, alvo de severas críticas dos mais variados setores da sociedade, visando a garantia da construção de uma Santos mais justa e fraterna". Porém, é preciso lamentar que as Audiências tenham sido agendas com quase nenhuma publicidade e para datas e horários em que há sessões da Câmara, limitando, assim, maior participação popular.