Coleta de lixo com horário é tema de requerimento

quantidade de lixo nas ruas preocupa de Rosis

A quantidade de lixo nas ruas é um dos agravantes para as frequentes enchentes que vêm ocorrendo em todo país neste verão. Por isso, o presidente da Câmara e vereador Marcus de Rosis (PMDB), oficiou requerimento a Secretário de Serviços Públicos de Santos, solicitando a possibilidade de implantar um programa de coleta de lixo com hora marcada.

Segundo De Rosis, o objetivo é educar os cidadãos para impedir que o lixo fique exposto sem necessidade nas ruas por um longo período, evitando desta forma que os bueiros fiquem entupidos em dias de grandes chuvas. “O que ocorre é que muitas vezes os moradores colocam o lixo na frente de suas residências em horário inadequado, fazendo com que esse lixo permaneça por horas e até dias nas ruas, trazendo além de mal cheiro e insetos, também o risco das chuvas levarem esse lixo, contribuindo com o entupimentos dos bueiros e consequentemente com as enchentes”

A cidade de São Paulo, uma das que mais vem sofrendo com as enchentes, já começa a trabalhar contra essa realidade, dando exemplo ao implantar uma nova lei, chamada coleta de lixo com hora marcada, onde as concessionárias de serviço de coleta de lixo devem informar os munícipes sobre os respectivos horários de coleta e transporte dos resíduos sólidos.

Assim, onde a coleta acontece durante o dia, os munícipes são obrigados a colocar o lixo nas ruas apenas 2 horas antes do horário da coleta. Nos locais onde a coleta acontece durante a noite ou na madrugada, é permitida a colocação do lixo nas ruas a partir das 18 horas. De acordo com a nova lei implantada na capital, as empresas são obrigadas a informar data e intervalo - de até três horas - para a coleta.

“A medida, que passível de multa para residências que desrespeitem o horário de colocação do lixo, e também para as empresas de coleta que não informarem ou desrespeitarem os horários determinados, poderia ser implantada em nossa cidade”, justifica o vereador.