Clube 2004 é agraciado pelo Legislativo

Solenidade ocorreu na Sala Princesa Isabel

Compartilhe!

Curtir

No último dia 15/04/08 em solenidade na Sala Princesa Isabel, no Paço,  a Câmara Municipal entregou placa comemorativa ao Clube dos Empregados da Petrobrás – CEPE – 2004,  pela passagem de  seu 50º. aniversário. A propositura é  de autoria do vereador  Benedito Furtado (PSB)  e visa homenagear um clube que há cinco décadas  promove atividades esportivas e recreativas voltadas para todas idades, colaborando para o fortalecimento de laços familiares.

O Clube 2004, presidido há 16 anos por Ariovaldo Moacir Neves,  mantém-se em plena vitalidade, tanto nas atividades da sede social como na barraca de praia. Conta com conjunto aquático, salão social, parque infantil, quadras de esportes, salas para jogos de salão e outros equipamentos na sede social, na Ponta da Praia. O clube também promove cursos de futebol de salão, karatê, musculação, natação e handebol, além de balé, jazz, yoga entre outros. E ainda ajuda projetos sociais voltados a crianças carentes.

O clube tem planos de expansão tendo em vista a nova unidade de gás da Baixada, que atrairá mais funcionários da Petrobrás para a nossa região. A diretoria já estuda a possibilidade de construir novo prédio no terreno localizado entre as ruas Dino Bueno e Maria Máximo, onde está a sede social e anexos (várias casas adquiridas ao longo dos últimos anos)  .

Segundo Furtado, o Clube 2004 é exemplo de boa gestão e soube se adaptar às novas tendências de lazer para toda a família. ¨Muitas agremiações tradicionais de Santos foram perdendo associados e entraram em crise financeira. Mas pelo que a gente observa, o Clube 2004 continua sólido e em fase de crescimento¨.

Discurso do vereador Benedito Furtado

Saudação ao Clube 2004 – 50 anos de sua fundação.
                                                                                      
A primeira lembrança que me vêm à mente à propósito dos 50 anos de existência do Clube 2004,   é a inegável constatação de uma entidade que deu certo na dificíl tarefa de promover a convivência social e familiar,    numa sociedade cada vez mais individualista. A  diversão conjunta, com participação de todos os  membros da família,   é atualmente atividade  cada vez mais rara.

Esse fenômeno da dispersão da familia  foi gradativo.  Nos últimos 50 anos o mundo passou por enormes transformações econômicas, políticas, sociais.

Se por um lado trouxe  avanços na qualidade de vida, tais como  os benefícios da tecnologia e mais conforto no lar  proporcionado por aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, por outro,  houve a  perda   da  convivência familiar,  em função da dinãmica do mercado de trabalho.

Por isso,  a trajetória de um clube social que se mantém  ativo durante 50 anos, incentivando o fortalecimento dos laços familiares, merece ser enaltecida

É também um momento oportuno  para refletirmos sobre os caminhos da convivência social,  como é importante cultivarmos amigos,  como é gostoso fazer programas conjunto com toda a família.   Fundamental para o  equilíbrio emocional das pessoas, para o fortalecimento de laços, porque na vida, nada é mais importante do que o cultivo de verdadeiras amizades.

O Clube  2004 começou como uma associação  informal  de amigos, a maioria engenheiros da Petrobrás , que se reuniam periodicamente, após o trabalho,  para jogos de salão como dominó e baralho, numa pequena sede , alugada a partir de 1954. Funcionava numa casa da rua Mato Grosso, defronte ao Colégio Canadá, com o nome de  Repetro.  

Já naquela ocasião, mantendo um costume da  época, foi criada a barraca de praia, apesar das dificuldades para o transporte dos equipamentos e pagamento de funcionário para a sua montagem. 

Foi  então solicitada ajuda da superintendência da  Refinaria que passou a custear as despesas da barraca. Após alguns anos  de funcionamento, a associação Repetro percebeu a  necessidade de crescer, e partiu para uma campanha de ampliação de  seu quadro associativo, envolvendo todos os funcionários da Petrobrás.  

No dia 17 de outubro de 1957,  foi realizada  a assembléia da fundação do clube com finalidade de congregar todos os funcionários da Petróleo Brasileiro S/A da Baixada Santista. No  mês seguinte, nova assembléia aprovou o estatuto do  Clube 2004, que levou esse nome em homenagem à Lei 2004  que criou o monopólio estatal do petróleo e a Petrobrás.

A  data  oficial de sua fundação ,  16 de abril de 1958, visou homenagear a data de aniversário da Refinaria Presidente Bernardes.  É preciso lembrar que o clube,  cujo primeiro presidente foi o engenheiro Márcio Leite,  tem importância histórica na medida que é reconhecido como primeiro Clube dos Empregados da Petrobras criado no Brasil. 
 
Entre as curiosidades de sua história, está o  período de dois anos em que a sede   funcionou  em  Cubatão. Essa decisão foi de Júlio Havelange, (irmão do ex-presidente da Fifa João Havelange)  que assumiu a condução do clube  logo após o término do mandato de Márcio Leite,  em 1959 e entendia que a sua  sede  tinha que ser na mesma cidade onde estava a Refinaria. 

Mas a mudança não agradou a maioria dos associados. Terminada a gestão de   Havelange,  a nova diretoria encabeçada por Gilson Ferreira Medeiros, trouxe  a sede  de volta  para Santos, já que a maioria dos associados residia em nossa Cidade ou em São Vicente.  Foi  alugada  como sede,  uma casa no bairro do Gonzaga, perto da barraca de praia.

Naquela época,  a legislação ainda permitia  a ajuda da Refinaria para a manutenção do clube, tanto que o valor doado pela RPBC  pagava  o aluguel da casa, outras despesas  e ainda sobrava troco.

A partir daí, com a solidificação do clube, e a adesão de mais assóciados, o 2004  passou a participar frequentemente de torneios oficiais  de tamboréu e de vôlei de praia. Paralelamente,  o clube também aumentou seu patrimônio.

Vieram as administrações de Carlos Pinto, Roberto Jatobá, Antônio Clodoaldo Abelha Pupo, sendo que na gestão desse último  começou a campanha para a sede própria. Inicialmente foi adquirida uma casa na Av. Conselheiro Nébias,  onde hoje está a Faculdade de Arquitetura.  Depois de dois anos,  a sede  foi transferida para a Ponta da Praia , onde ainda se encontra,  num amplo terreno que vai da rua Dino Bueno até a Rua Maria Máximo.

Várias casas vizinhas  foram sendo adquiridas ao longo do tempo, aumentando o espaço de lazer e esportivo. Hoje o 2004, com ajuda da Petrobrás mantém um patrimônio respeitável. Conta  com amplo salão social, contruído entre os anos de 1992 a 1995, já na gestão de Ariovaldo Moacir Neves, que há 16 anos comanda com muita dedicação os destinos do clube.

Também foi construído o conjunto aquático, com piscinas para adultos e crianças,  com apoio da Petrobrás,    erguido o parque infantil com vários brinquedos,  entre outras melhorias.  O clube conta, além das quadras de esporte,   com biblioteca, sala de leitura, sauna, churrasqueiras, salas  para os jogos de salão, como  xadrez, dama, sueca, tranca, dominó e  ping-pong.  Também promove excursões e mantêm convênios com os outros Clubes de Empregados da Petrobrás.

São muito procurados pelos associados  os cursos de futebol de salão, karatê, musculação,  handebol, natação,   yoga dança de salão, balé, jazz,  dança de ventre,  entre outros.  

Foi essa variedade de atividades, que solidificou o clube, nos últimos anos,  como uma entidade para toda a família  Com muita sabedoria, as diferentes diretorias souberam adaptar o 2004  às novas tendências de lazer, com atrações   para todas as idades.

Na avaliação do atual presidente,  nos últimos tempos o clube apostou nos eventos onde  as crianças e adolescentes são os protagonistas. Daí é certeza da  presença dos pais, irmãos, avós para aplaudir e incentivar. Também são muito concorridos os jantares mensais e a tradicional sardinhada, promovida por ocasião do aniversário, além do baile anual. 

O 2004 também incentivou a criação da Banda Enverga mas não Quebra, que chegou a reunir 1.500 participantes, quando a Orla estava liberada para desfiles, Nos últimos carnavais a banda se  concentra, na  barraca de praia.

É importante destacar o trabalho que o Clube 2004 realiza,  em parceria com a Petrobrás, desde 2005, voltado a crianças que residem em áreas menos favorecidas. Na primeira edição do Programa Criança foram atendidos meninos e meninas  da Vila Elizabeth, em Cubatão, com direito a participar de atividades esportivas em suas dependências, e, ainda, de  aulas  de reciclagem de material, com vistas à educação ambiental e  cursos de iniciação à informática.

Na 2ª. Edição do programa foram aterndidas crianças da Praia Nossa Senhora dos Navegantes, num projeto que inclui  dança de rua, música  e atividades cênicas,  na Fortaleza da Barra.

Quero aproveitar a oportunidade e cumprimentar os demais membros da atual Diretoria, presidida pelo Ariovaldo, os Srs. JAIR LAMAS, Vice-Presidente Social – MANOEL ANDRINO, Vice-Presidente Financeiro – LAMBERTO LARREIA LOPES, Vice-Presidente Administrativo – CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA, Vice-Presidente de Esportes e JOSÉ ARNALDO DE OLIVEIRA AMARAL, Vice-Presidente Jurídico e todos aqueles que ajudaram a construir esse clube, que desde 2003 passou a ter como razão social o nome de Clube dos Empregados da Petrobrás – Cepe – 2004. 

Por tudo isso, a  placa que esta Casa entrega hoje ao Clube 2004,  pelos 50 anos de existência,  é uma homenagem pequena para uma agremiação que tem uma história tão ampla  de realizações,   proporcionando lazer,  diversão, atividades esportivas e  qualidade de vida a milhares de pessoas.

É sem dúvida uma instituição que ajuda as pessoas a serem mais saudáveis e felizes.

Muito Obrigado !

BENEDITO FURTADO 
Vereador-PSB

Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 1º andar – sala 2 – Santos
Fones: 0xx13 3211-4118 e 3219.3850
www.beneditofurtado.com.br
gabinete@beneditofurtado.com.br