Clipping

Jornal A Tribuna (29/12/2006): "TV Legislativa tem novos equipamentos".

Compartilhe!

3 curtiram

TV Legislativa tem novos equipamentos

Da Reportagem

Uma das inúmeras promessas feitas pelo presidente da Câmara de Santos, Paulo Gomes Barbosa (PSDB), durante seu mandato, a modernização da TV Legislativa se tornou realidade ontem — no último dia de expediente da atual Mesa Diretora da Casa.

Durante toda a tarde e noite de ontem, funcionários das empresas vencedoras da licitação correram contra o tempo para deixar os equipamentos adquiridos para a modernização instalados e prontos para serem usados.

Com o sistema montado caberá ao próximo chefe do Legislativo, o vereador Marcus De Rosis (PMDB), encontrar meios para garantir o aproveitamento integral do investimento feito por Barbosa.

A proposta é que os equipamentos sejam utilizados pela primeira vez em fevereiro, quando termina o recesso parlamentar.

A modernização, anunciada por Barbosa no início deste ano, custou aos cofres públicos cerca de R$ 780 mil. As empresas vencedoras da licitação foram a Compacta Informática e a Richardson.

Entre os equipamentos adquiridos — comparáveis aos existentes em emissoras da região — estão uma mesa de áudio para 32 canais, um gerador de caracteres, quatro câmeras digitais, três vídeos digitais para edição e duas câmeras digitais para gravações externas.

Também foram comprados monitores, cabos e conectores, medidor de sinais de vídeo e equipamentos de suporte técnico (bolsas, lentes e fontes).

‘‘Podemos dizer que os equipamentos que existiam aqui eram semi-profissionais. Agora, todos são digitais, profissionais’’, explicou o técnico em eletrônica Osvaldo Domingos Rodrigues, responsável pela instalação dos equipamentos.

Segundo ele, para que os seis funcionários do quadro efetivo da Câmara que atuam na TV Legislativa estejam aptos a operar o novo sistema será oferecido um curso de capacitação nos próximos dias 3, 4 e 5.

‘‘Mas não está descartado o acompanhamento durante janeiro, dada a complexidade da operação e o fato dos funcionários não terem formação profissional na área’’.

Aproveitamento

Atualmente, a TV Legislativa se restringe a transmitir, por meio do Canal 9 da Net, as sessões realizadas na Sala Princesa Isabel, que ocorrem às segundas e sextas-feiras, a partir das 18 horas.

Como havia adiantado Barbosa a A Tribuna em matéria publica em 23 de fevereiro, a idéia é que a programação da TV Legislativa se assemelhe à da TV Assembléia, que transmite, além das sessões, reportagens, entrevistas e debates.

Outra proposta é que as audiências públicas e sessões solenes também possam ir ao ar.

‘‘Temos uma grade diária na Net das 10h30 às 13 horas que não é ocupada porque não tínhamos condições de produzir material para transmitir. Agora, com os novos equipamentos, a Câmara poderá editar programas, fazer matérias nas ruas e entrevistas com os vereadores, por exemplo’’, ressaltou o chefe de gabinete da presidência, Luiz Carlos Peres.