CEVs ajudam a resolver problemas

Vereadores ajudam resolver pedidos da população

Curtir
A Câmara Municipal de Santos possui um canal que possibilita aos munícipes uma outra maneira de fazer suas reinvindicações: as Comissões Especiais de Vereadores (CEVs). Nelas, parlamentares da Casa, juntos, debatem temas de interesse público com audiências públicas, reuniões com autoridades e busca de soluções para trazer à população a resolução de problemas pedidos.

Assuntos tratados pelas CEVs tiveram resultados positivos. Por exemplo, a CEV do Sistema Anchieta-Imigrantes, presidida pelo vereador Bruno Orlandi e composta pelos vereadores Augusto Duarte, Braz Antunes, Geonísio Aguiar, o Boquinha, e Sérgio Santana. O Ministério Público instaurou inquérito civil para apurar os transtornos causados pela Operação 2x8 e também, através de pedidos da CEV, foi criado um novo modelo chamado “comboio de interligação”, que reduz o tempo de viagem e faz com que os veículos deixem de ficar retidos na praça de pedágio quando não houver neblina na Rodovia dos Imigrantes.

Outro destaque é a Comissão que trata sobre a Área Continental, presidida pelo vereador Benedito Furtado e formada pelos vereadores Antonio Carlos Banha Joaquim, Bruno Orlandi, Geonísio Aguiar, o Boquinha, Lincoln Reis, Manoel Constantino e Telma de Souza, que em maio deste ano  trouxe melhorias para a região, com a implantação de uma Sede do Turismo de Base Comunitária (TBC), a instalação do Portinho e a cobertura da quadra poliesportiva da UME Rural de Monte Cabrão, pedidos que há tempos eram requisitados pela população local.
Em andamento na Câmara desde abril deste ano, a Comissão Especial que acompanha o caso do assalto em uma unidade da Caixa Econômica Federal na cidade, que aconteceu no final de 2017 e prejudicou quase três mil clientes de penhor da agência, também movimento a Casa Legislativa. Presidida pelo vereador Ademir Pestana e composta pelos vereadores Braz Antunes, Geonísio Aguiar, o Boquinha, Lincoln Reis e Roberto de Oliveira, a comissão realizou Audiência Pública e fez reuniões junto a diretoria do banco para buscar soluções aos clientes que pedem ressarcimento.

Entenda as CEVs

As Comissões Especiais de Vereadores fazem parte das Comissões Temporárias da Câmara, que são divididas em Comissões Especiais, Comissões Especiais de Inquérito e Comissões Processantes.

Além das comissões citadas, existem mais 35 comissões especiais em andamento na Casa com os seguintes temas: Cadeia Velha; Desenvolvimento Social e Econômico; Regulação Fundiária; Economia Solidária; Laudêmio; Desenvolvimento da Zona Noroeste; Campanha da Fraternidade; Crianças de 0 a 5 anos; Plano Diretor; São Manoel, Piratininga, Criadores e Vila Santa Casa; COHAB e CDHU; DADE; Feiras Livres; Rua do Peixe; Guarda Municipal; Mercado Municipal; Equipamentos Esportivos; Mobilidade Urbana; Dependentes Químicos; Calçada para todos; Bandas de Carnaval; Estação Rodoviária; Centro Histórico; Cemitérios; Alegra Centro; Ciclovias; Moradores de Rua; Termelétrica; Impactos Ambientais; Carnaval; Segurança Ambiental, Mobilidade Urbana ZN; Praias; Cabeamento; Saneamento Básico.

Álbum de Fotos