Várias questões que afligem o Vale do Quilombo, bairro que ocupa uma área de 20 quilômetros quadrados, na área continental de Santos, a maior parte em reserva ambiental do Parque Estadual da Serra do Mar, foram discutidas no dia (22/09/09) pela manhã, em reunião promovida na localidade, pela Comissão Especial de Vereadores – CEV – que acompanha a atenção dispensada pelo poder público à área continental. A reunião foi solicitada pela Sociedade de Melhoramentos e Amigos do Vale do Quilombo, presidida por Margarida Alves Romig.
Pavimentação de estrada de acesso ao bairro, atualmente em péssimas condições de trânsito, o que impede o ingresso até do ônibus escolar, colocação de placa identificando o bairro, instalação de abrigo em ponto de ônibus na entrada do bairro onde param os ônibus intermunicipais e necessidade urgente da regularização fundiária foram alguns pedidos formulados.
O vereador Benedito Furtado, presidente da CEV, explicou a comunidade o objetivo da comissão e citou audiências já realizadas com sucesso em outros bairros da área continental nos últimos meses, sempre com a presença de representantes do poder público. ¨ A CEV é na verdade uma ponte entre a comunidade e as autoridades colaborando para que a população tenha mais qualidade de vida¨, destacou Furtado, elogiando por sua vez o trabalho sério e ético que vem sendo desenvolvido na área continental pelo novo administrador do Dear-AC, Cláudio Trovão.
¨ Viemos pela primeira vez ao Vale do Quilombo para nos apropriarmos dos principais problemas ¨, completou Furtado, admitindo que seu interesse – e por extensão da CEV - foi despertado por recente matéria publicada no jornal A Tribuna sob o título Paraíso Cobiçado, de autoria de Andréa Rifer, que abordou com sensibilidade os problemas de acesso ao bairro, as dificuldades dos estudantes chegarem à escola, e a ameaça que pesa sobre 500 pessoas em perderem plantações, casas, criações e a própria história de suas vidas.
ÔNIBUS NÃO ENTRA NO BAIRRO
O bairro registra cerca de 140 famílias de sitiantes, que estão sob ameaça de expulsão com base em recente liminar de reintegração de posse concedida à Imobiliária Savoy, de São Paulo. Enquanto se trava a disputa judicial e o cumprimento dos mandados de reintegração de posse, os moradores desse bairro, considerado um paraíso verde cortado pelas águas cristalinas do Rio Quilombo, lutam para conseguir direitos mínimos, como a manutenção da estrada da Conceição que dá acesso ao bairro e se estende até a Cachoeira no alto da Serra , numa extensão de 9 km. As buraqueiras e lama impedem a entrada do ônibus escolar da Prefeitura de Santos até a altura do bar do Alemão, prejudicando 46 crianças que são obrigadas a caminhar pela lama, sob vários riscos.
Os problemas foram constatados em loco pelos vereadores, que percorreram de automóvel cerca de 2 km da estrada até a chegada à casa da presidente da Sociedade de Melhoramentos do bairro, onde ocorreu o encontro.