CEV QUE DISCUTE REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS PROMOVE REUNIÃO

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) da Câmara – que acompanha o processo de escritura definitiva dos apartamentos dos conjuntos habitacionais Athiê Jorge Cury, no Saboó, e Estivadores, na Vila São Jorge – Zona Noroeste, promoveu, no último dia 15, no 1º Cartório de Registro de Imóveis, no Centro, o último encontro do ano.

Na oportunidade, o presidente da CEV, vereador Marcelo Del Bosco discutiu com o titular do cartório, João Franco Alves, a regularização das escrituras da unidade habitacional do Saboó. No encontro, estiveram presentes a deputada federal Mariângela Duarte, a Supervisora de Habitação da Caixa Econômica Federal (CEF), Telma de França Freire e representantes da Cooperativa Habitacional dos Portuários.

O titular do cartório disse, de início ,"não ser responsável pelas escrituras do imóveis da unidade e sim pelos seus registros". "A Caixa Econômica Federal formaliza os contratos e os que estiverem formalmente legais, são liberados para a sua lavratura junto ao cartório ", explicou João Franco. Del Bosco comentou que os problemas dos mutuários da unidade habitacional já se arrastam há vários anos, mas frisou que alguns progressos já foram feitos.

Ele citou, por exemplo, que a Caixa Econômica Federal já vem liberando neste ano alguns contratos realizados. "A CEV teve a oportunidade de formalizar uma parceria entre todos, CEF, cartório e mutuários. E tivemos, nesta última reunião, uma grande notícia de que o primeiro contrato já estava sendo registrado pelo cartório de imóveis, o que demonstra que o objetivo da CEV vem sendo alcançado", afirmou.

HISTÓRICO - Construídos na década de 80 pela Cooperativa Habitacional dos Operários Portuários, os 26 prédios do Athiê Jorge Cury foram erguidos em duas etapas, cada uma com 988 apartamentos. Na época das obras, a construtora responsável teve problemas financeiros e faliu. Como consequência, quase mil famílias que não conseguiram regularizar a documentação de seus imóveis, principalmente no INSS e na Secretaria de Patrimônio da União (SPU).