CEV promove encontro com mutuários

Encontro teve como objetivo acelerar processo de regularização

Foi realizada dia (26) de junho na Sala Princesa Isabel, na câmara, audiência pública da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que acompanha o processo de escritura definitiva dos apartamentos do conjunto habitacional Athiê Jorge Cury, no Saboó, e Estivadores, na Vila São Jorge.

O objetivo da CEV é auxiliar no prosseguimento do processo de regularização dos imóveis dos dois conjuntos habitacionais.

No último encontro promovido em dezembro do ano passado pela comissão no 1º Cartório de Registro de Imóveis, no Centro, o presidente da CEV, vereador Marcelo Del Bosco foi informado pelo titular do cartório, João Franco Alves, da primeira regularização de escritura da unidade habitacional.

Para esta reunião, a comissão quer saber se os mutuários estão conseguindo dar andamento no processo de regularização de suas escrituras definitivas. "O trabalho da CEV será o de ouvir os mutuários e auxiliá-los junto aos órgãos ompetentes na agilização do processo", disse Del Bosco.

De acordo com mutuários presentes ao encontro, existem processos de regularização de documentação em andamento, embora alguns ainda carecem de maior agilidade.

Lídia Nascimento, proprietária de imóvel no conjunto, foi uma das que conseguiram aprovar financiamento para aquisição do imóvel onde reside, já há muito tempo pendente de regularização. "Consegui aprovar financiamento junto à Caixa para regularizar um antigo contrato de gaveta", disse.

Já o proprietário Francisco Valentim questionou o tempo para a posse de escritura definitiva do imóvel. "Fiz todo o processo conforme solicitação da Caixa, mas demorei cerca de um ano para ter a escritura definitiva em mão, perdendo algumas chances de fazer um bom negócio", lamentou.

Del Bosco comentou, na oportunidade, que os problemas dos mutuários da unidade habitacional já se arrastam há vários anos, mas frisou que, no geral, houve progressos. Ele citou, por exemplo, que a Caixa Econômica Federal já vem liberando neste ano alguns contratos realizados.

HISTÓRIA - Construídos na década de 80 pela Cooperativa Habitacional dos Operários Portuários, os 26 prédios do Athiê Jorge Cury foram erguidos em duas etapas, cada uma com 988 apartamentos.

Na época das obras, a construtora responsável teve problemas financeiros e faliu. Como consequência, quase mil famílias que não conseguiram regularizar a documentação de seus imóveis, principalmente no INSS e na Secretaria de Patrimônio da União (SPU).