CEV levará proposta de agenda comemorativa ao centenário dos canais ao prefeito

Idéia é montar comitê gestor e iniciar programação em outubro.

Curtir

Um grande movimento pela cidade em comemoração ao centenário dos canais de Santos deve se iniciar no próximo mês de outubro, prolongando-se até agosto de 2007. As atividades e detalhes da elaboração de uma agenda festiva foram discutidos na última quinta-feira, dia 18, por representantes da Unisantos, Sabesp, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos, Sindicato dos Urbanitários, Prefeitura e Câmara na primeira reunião da CEV dos Canais, presidida pela vereadora Cassandra Maroni Nunes e composta também pelos vereadores Reinaldo Martins (PT) e Fábio Nunes (PSB).

O objetivo é resgatar o passado e fazer uma reflexão sobre o futuro da cidade, tendo como tema o projeto de Saturnino de Brito que, há cem anos, garantiu o equilíbrio da estrutura urbana de Santos. Para isso, representantes das entidades envolvidas nesta primeira etapa de discussão do processo irão propor ao prefeito Papa a criação de um comitê gestor de toda a programação e já apresentar sugestões de atividades definidas no encontro de quinta-feira.

Entre elas, explica Cassandra, está o lançamento de uma logomarca oficial, escolhida a partir de concurso, encenações artísticas; realização de simpósios, exposição itinerante, desenvolvimento de programa paralelo na rede municipal de ensino, produção de publicações, entre outras propostas.
"Estamos dando o primeiro passo, porque acredito que esse também é o papel do Legislativo, o de fomentar o debate e idéias na cidade. Mas nosso objetivo é que este grupo se amplie para que a festa seja de todos".

As comemorações podem ter início no dia 19 de outubro, data que marca o começo da construção do primeiro canal. Nesta mesma data, segundo informação da jornalista Sônia de Paula, representante da Sabesp, a empresa vai desenvolver algumas atividades relacionadas ao centenário. "Em vista da proposta de uma agenda mais ampla, acredito que a Sabesp poderá incluir sua programação no calendário festivo da cidade", avaliou.

Para a secretária de Meio Ambiente, Débora Blanco, que participou do encontro, a realização de uma programação como a que está sendo planejada permitirá à cidade refletir sobre aspectos ambientais ligados intimamente à vida urbana.

Já o diretor da FAUS, arquiteto Cláudio Abdala, disse que pretende aproveitar o calendário de comemorações para nele inserir a celebração de um convênio entre FAUS e Sabesp que resgatará a parte documental da obra de Saturnino. "As conversações já estão adiantadas e acredito que vamos poder contar com o apoio da concessionária", explicou. O trabalho de resgate histórico também vai contar com a participação do Sindicato dos Urbanitários, que assumiu o compromisso de recuperar a história dos trabalhadores que atuaram na obra no início do século passado.

Coordenadora do curso de História da Unisantos, a professora Yza Fava de Oliveira comemorou a iniciativa da CEV e defendeu a edição de publicações que não só marquem o centenário, mas reconstituam o passado para os santistas de hoje.

MEMÓRIA

Foi em 19 de outubro de 1905 que se iniciou a construção do primeiro canal (Canal 1) em Santos, entregue só em agosto de 1907. As obras de saneamento começaram com a canalização de rios e criação da rede de canais de drenagem para a urbanização dos terrenos inundáveis da região Leste/Sudoeste da Cidade, onde, hoje, estão situados os bairros do Marapé, Campo Grande, Boqueirão, Aparecida, entre outros.

Assessoria Vereadora Cassandra