CEV entra na campanha contra vivissecção

No dia 1º de setembro, a cidade de Santos iniciou sua participação na campanha nacional contra vivissecção. O ingresso do município foi durante o encontro da  Comissão Especial de Vereadores (CEV) que acompanha a qualidade de vida e o tratamento dispensado pelo poder público aos animais.

Vivissecção é o uso de animais vivos em experiências de cunho científico realizadas em centros de pesquisa, laboratórios de fábricas de produtos químicos, de limpeza e de cosméticos.

O objetivo do movimento é criar alternativas para que tais experiências não precisem mais ser reproduzidas. Leis são editadas para que sejam preservados os direitos dos animais, proclamados em assembléia da UNESCO, em Bruxelas, no dia 27 de janeiro de 1978.

A utilização de animais em pesquisas é um dos temas que mais provocam manifestações de ativistas da causa animal. Em Santos, lei municipal complementar (nº. 498, de 28 de maio de 2004) de autoria do vereador Benedito Furtado (PSB), impede que o Centro de Controle de Zoonoses forneça animais vivos para instituições de ensino e pesquisa diminuindo na prática esse ato de crueldade.  Mas em muitos municípios brasileiros a vivissecção ainda é largamente praticada, assim como continuam a ser adotados a captura e sacrifício de animais pelos Centros de Zoonoses a pretexto de combater a raiva e outras zoonoses.

Além do registro da participação do Município na campanha, a CEV realizou audiência pública para a apresentação do livro “ A (des)proteção dos animais”, da protetora Isilda M. Henrique, e a exibição do documentário “Não Matarás”, recentemente produzido pelo Instituto Nina Rosa.

A reunião da Comissão aconteceu na Sala Princesa Isabel, situada na Praça Mauá, s/nº, 1º andar, Centro.