CEV dos animais quer discutir síndrome de colecionador

Patologia preocupa protetores de animais

Você sabia que a síndrome de colecionador é um comportamento humano patológico, que envolve a necessidade compulsiva de ter e controlar animais, associada à incapacidade de reconhecer o sofrimento deles? É sobre isso que a Comissão Especial de Vereadores (CEV) presidida pelo vereador Benedito Furtado (PSB) e que acompanha as políticas públicas dos animais na Câmara quer tratar daqui para frente.

Visando criar uma força-tarefa na Cidade, integrantes da CEV, do Conselho Municipal de Proteção da Vida Animal, ONGs,  protetores independentes e representantes das secretarias de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente participaram de uma reunião nesta terçao-feira  (dia 31 de maio). O encontro que aconteceu na Sala Princesa Isabel do Paço Municipal, foi presidido pelo vereador Marcelo Del Bosco (PPS). Por estar de licença médica, Furtado não pôde comparecer.

O motivo de reunir algumas secretarias, é que a síndrome de colecionador, já identificada por psiquiatras, implica no crime de maus tratos aos animais e envolve sérias questões de saúde pública, além de ser um problema social. Em Santos, Ongs identificaram cerca de três pessoas que acumulam em suas residências mais de 20 animais entre cães e gatos. O perfil dessas pessoas são geralmente mulheres idosas que foram abandonadas pelas famílias.

A coordenadora da Codevida, Leila Abreu disse que o problema poderá se agravar, pois caso essas pessoas venham a falecer, a Cidade terá animais órfãos e o Município não se vê em condições de abrigá-los uma vez que não tem espaço físico. “A Codevida já abriga animais além de sua capacidade”, disse. Os participantes também chegaram a um consenso de que se trata de um problema de saúde pública e social. As condições de higiene nessas residências costumam ser péssimas, chegando a incomodar os vizinhos, além das reclamações quanto aos latidos.

Os participantes decidiram se articular para que seja criada uma força-tarefa envolvendo as secretarias municipais pertinentes. Por exemplo, a de Assistência Social atuaria nas ações voltadas ao auxílio psicológico por meio do Conselho Municipal do Idoso, a de Saúde envolvendo a Vigilância Sanitária e a de Finanças, na aplicação de multas. A CEV programa uma outra reunião.

Gabiente Vereador Benedito Furtado