CEV discute defesa dos animais

CEV e ONG Defesa da Vida Animal ouviram exposição do secretário da Saúde, Odílio Rodrigues Filho, e cobraram o cumprimento de promessas de campanha do prefeito Papa. Mais de 100 pessoas participaram da reunião.

Com a presença de mais de 100 pessoas, foi realizada terça-feira (dia 29 de março) audiência pública na Câmara para ouvir os planos da Administração Municipal para a defesa dos animais. O encontro foi promovido pela CEV que trata das políticas municipais para o setor e que tem como presidente o vereador Benedito Furtado (PSB).

O secretário da Saúde, Odilio Rodrigues Filho, expôs a posição da Prefeitura, favorável a quase todos os pontos do compromisso assumido pelo prefeito João Paulo Tavares Papa em agosto do ano passado. A única dúvida apresentada pelo secretário foi quanto à realização de 300 castrações por mês, meta que, segundo ele, não poderá ser alcançada por falta de verbas. Essa tese foi contestada pelo vereador Furtado, que lembrou o exemplo de São Vicente, onde são feitas centenas de castrações sem qualquer problema, nem operacional e nem financeiro.

O vereador entregou ao secretário o compromisso assumido pelo prefeito Papa, que tem como principais pontos: nomeação de um veterinário responsável com a proteção da vida animal para a chefia do Centro de Zoonoses; criação de um programa de posse responsável de animais domésticos; manutenção de programa de castração de animais domésticos; fiscalização constante sobre maus-tratos a animais; não mais sacrificar animais recolhidos pelo Centro de Zoonoses; castrar, vacinar, vermifugar e destinar a doação os animais sadios recolhidos pelo Centro de Zoonoses; e, criação do Conselho Municipal de Defesa da Vida Animal.

Reforma - Além de se comprometer com a execução das metas relacionadas no compromisso, o secretário anunciou que as instalações do Sevicoz serão reformadas em breve, passando a contar com dependências para a realização de vários serviços, inclusive castrações. Ele disse que somente agora o assunto está sendo analisado porque, ao assumir, a prioridade era resolver a situação do sistema municipal de saúde.

Além do secretário, participaram da audiência os vereadores Marcelo Del Bosco Amaral e Jorge Vieira, a diretoria e associados da ONG Defesa da Vida Animal e representantes das secretarias de Meio Ambiente e da Educação.

Sérgio Moita
www.beneditofurtado.com.br