CEV da Vida Animal reúne ONGs e Poder Público

Comissão discute trabalho realizado pela nova coordenadoria, Associação dos Médicos e Ong em Defesa da Vida Animal, com a participação dos secretários de Saúde e Meio Ambiente.

Curtir

A Comissão Especial de Vereadores em Defesa da Vida Animal se reuniu com Organizações Não-Governamentais (ONGs) e o Poder Público nesta quarta-feira (12) às 19h00, na Sala Princesa Isabel da Câmara Municipal.

A CEV é formada pelos vereadores Benedito Furtado (PSB), presidente, Marcelo Del Bosco (PPS) e Jorge Vieira da Silva Filho (PRP). A reunião contou também com a presença dos secretários Odílio Rodrigues Filho (Saúde) e Flávio Rodrigues Correa (Meio Ambiente).

No encontro, o presidente da Associação dos Médicos Veterinários da Baixada Santista, Dr. Luiz Henrique Guimarães Franco, apresentou balanço das atividades da entidade e fez questão de ressaltar o apoio a Coordenadoria da Vida Animal, com a instalação da nova sede e das novas viaturas a disposição da população.

A coordenadora, por sua vez, a jornalista Rita Caramez, apresentou um balanço detalhado de todas as atividades da Coordenadoria. Destacou que a ida da nova seção para a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) é estratégica, pois o assunto envolve não só a Saúde, mas o Meio Ambiente, assim sendo possível desenvolver um trabalho mais específico.

Ao longos dos primeiros meses, desde que foi criada, a coordenadoria realizou uma série de reuniões com as ONGs, Servicoz, universidades e desenvolveu, segundo Rita, uma rede de comunicação. "Por meio dessa rede, já demos início a um trabalho de educação em 19 escolas municipais e que será estendido a outras unidades, inclusive do Estado".

O vereador Benedito Furtado lembrou não ter dúvidas que a instituição do  Conselho Municipal para a Proteção à Vida Animal é um importante passo. O  anteprojeto foi avaliado pela CEV  e já se encontra de posse do prefeito João Paulo Papa para ser remetido à Câmara para votação.

O Conselho deverá ser composto por 24 membros, 8 indicados pela Administração: 8 por entidades protetoras dos animais; 2 pela iniciativa privada; 2 da área de biologia ou veterinária; 2 das universidades que mantenham cursos de biologia ou veterinára e 2 estudantes das mesmas ares.

Entre as atribuições do Conselho estão aquelas que estimulem a participação da comunidade;  e de programas que visem especialmente a proteção. "O  principal objetivo é defender os direitos dos animais, propondo soluções às denúncias relativas à violação desses direitos. Dessa forma, poderemos chegar a excelência na busca pela qualidade e preservação da vida animal".