CEV da habitação realiza audiência pública

Movimentos de moradia lotam plenário da Câmara para discutir projetos das Áreas da União e do Estradão.

Curtir

Mais de 260 pessoas lotaram o Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara Municipal de Santos, dia 7/12, para discutir, em audiência pública da Comissão Especial de Vereadores que acompanha a política habitacional do município (CEV da Habitação), presidida pela vereadora Cassandra, os projetos das Áreas da União e do Estradão.

Vereadores da Câmara de Santos, representantes da Gerência Regional do Patrimônio da União (GRPU), Caixa Econômica Federal (CEF), Companhia de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (CDHU), COHAB-Santista e lideranças e membros de mais de 11 movimentos de luta por moradia, 6 associações de moradores, 1 cooperativa habitacional e Intersindical Portuária debateram intensamente os dois projetos, que podem significar a construção de aproximadamente 890 unidades em Santos.

A CEV da Habitação tem realizado várias audiências para discutir também, e dar encaminhamentos, a questão fundiária. No encontro da última quarta-feira, o chefe do escritório da GRPU na Baixada Santista, Esmeraldo Tarquínio Neto, apresentou várias informações sobre o andamento do processo de transferência definitiva, para a Prefeitura, das 5 áreas de propriedade da União, na Vila Mathias, destinadas à construção de cerca de 370 moradias, conforme estudo da COHAB-ST, protocolado na GRPU, em setembro.

Por solicitação do ex-prefeito David Capistrano em 1993, estas áreas foram reservadas ao programa municipal de habitação, por portaria ministerial, em 2001, mas até hoje não houve a passagem definitiva ao Município.

Assessoria Vereadora Cassandra