CEV conquista linha de ônibus para Monte Cabrão

Comissão é liderada por Benedito Furtado

Até o próximo dia 20 de dezembro a comunidade de Monte Cabrão vai dispor de linha de ônibus para servir esse bairro da área continental, ligando-o ao terminal de Vicente de Carvalho, Guarujá, em sete horários diariamente, com saída do miolo central da comunidade.  A reivindicação, que vinha sendo feita há anos pelos cerca de 1.200 moradores de Monte Cabrão, obrigados atualmente a aguardar os coletivos intermunicipais na rodovia Rio/Santos, foi agilizada por interferência da CEV – Comissão Especial de Vereadores – que acompanha a atenção dispensada pelo poder público à área continental.

Vários órgãos estaduais e municipais participaram de reuniões, em conjunto com a empresa Translitoral, nos últimos 60 dias, conforme solicitação da CEV, para definir a melhor forma de atender a comunidade, já que era inviável a construção de trevo na Rio Santos para permitir a entrada dos ônibus intermunicipais no bairro.

A CEV, presidida pelo vereador Benedito Furtado (PSB),  promoveu reunião na última quarta-feira (4/11) à noite  no bairro, quando houve o anúncio  da nova linha. O encontro focalizou ainda mais três temas, confirmando-se pela Secretaria Municipal de Obras o recapeamento da estrada vicinal que liga a Rio Santos a Monte Cabrão,  pela qual passará a nova linha de ônibus, sendo definida ainda a criação de uma área para manobras dos coletivos dentro do bairro, num entendimento conjunto da Seosp e CET, conforme explicou o engenheiro Luiz Antonio Rosas Neto.

Também ficou definido que equipe técnica da Sabesp fará visitas às moradias, visando solucionar problemas causados por coleta irregular de esgotos, colaborando ainda para construção de fossas sépticas. A Sabesp, representada pelo gerente de área eng. João César e pelo gerente de Vicente de Carvalho, Maurício Oliveira,  garantiu ainda   aumento da pressão do líquido nas tubulações que servem Monte Cabrão, e também  pretende  eliminar ligações clandestinas que prejudicam a quantidade de água destinada às moradias que possuem hidrômetros.  Imóveis localizados em áreas de preservação estão impedidos de ter hidrômetros, conforme determinação do Ministério Público do Meio Ambiente. Já quem mantém dívidas com a Sabesp poderá renegociá-las e solicitar tarifa social que hoje é de R$ 4,30  para 10 m3 de consumo.

A população também recebeu informações sobre o início do projeto de regularização fundiária no bairro pela advogada Carla Guimarães Pupin, que coordena o programa de Regularização Fundiária e Urbanística, da Secretaria de Planejamento em conjunto com o Estado. De três em três  meses a CEV sugeriu reuniões no bairro para discutir os passos que estão sendo dados em relação ao assunto. O vereador Benedito Furtado pretende entrar com requerimento na Câmara cobrando da Prefeitura novo cadastramento  da população, já que os dados disponíveis pela COHAB e Secretaria de Planejamento  estão defasados. O vereador também quer  um novo levantamento da Defesa Civil, em relação às áreas de risco,  já que  algumas famílias foram  retiradas de suas casas em 2002 mas até o momento não foi criado nenhum projeto de assentamento  na localidade visando o seu remanejamento para um lugar seguro. Muitas continuam impedidas de conquistar serviços básicos como energia e água.

LINHA DE ÔNIBUS

O anúncio da criação da nova linha de ônibus à comunidade foi feito durante a reunião da CEV em Monte Cabrão  pelo diretor regional  da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU – Rogério Plácido, ao lado do assessor técnico da AGEM – Agência Metropolitana da Baixada Santista, Luiz Carlos Rachid (que representou Edmur Mesquita), e de outras autoridades da área de transporte que colaboraram para que esse problema fosse resolvido, como DER, Ecovias,  Artesp, e Empresa Translitoral (Viação Guarujá) que viabilizará a nova linha, liberada pelo  Secretário dos  Transportes Metropolitanos,   José Luiz Portella.

Os ônibus sairão do centro de Monte Cabrão em sete horários diariamente até o terminal de Vicente de Carvalho, conforme trajeto sugerido pela Sociedade de Melhoramentos, presidida por Nívio Gonçalves Carvalho No terminal em Guarujá,   os moradores poderão,  sem pagar passagem, ingressar em ônibus que provêm de Caruara da mesma empresa  e seguir até a balsa, se for o caso. Essa interligação gratuita foi decidida durante a reunião pelo diretor da Viação Guarujá, Fernando Barbosa.

O encontro contou com a presença de inúmeras autoridades ligadas a órgãos estaduais e municipais, inclusive COHAB,  além de  representantes de dois vereadores que integram à CEV (Hugo Duppre e Marcelo Del Bosco)  e o vereador de  Guarujá, Luiz Carlos Romazzini. O coordenador do Departamento de Administração Regional da Área Continental, Cel. Trovão também compareceu ao encontro, anotando reivindicações da população relacionadas à área de Segurança. O próximo encontro da CEV vai discutir Saúde e Educação.

Vereador Benedito Furtado (PSB)

Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 1º andar – sala 2 – Santos

Fones: 0xx13 3211-4118 e 3219.3850