CEV apura denúncias sobre serviço de radiologia

Audiência foi promovida pela Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Santos realizou na última quarta-feira, 14 de outubro, às 18h30, no Auditório da Associação Comercial de Santos, Audiência Pública para discutir as recentes denúncias sobre o serviço de radioterapia prestado pela Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos. A Audiência foi solicitada pela Comissão Permanente de Saúde e Higiene, composta pelos vereadores Braz Antunes Mattos Neto, Sadao Nakai e Cassandra Maroni.

A Audiência reuniu autoridades da área de Saúde, radioterapia e energia nuclear, e teve a presença do Deputado Fausto Figueira, Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O encontro foi aberto ao público em geral.

Ficou constatado durante o encontro que o Serviço de Radioterapia da Beneficência Portuguesa de Santos funcionou sem licença da Comissão Nacinal de Energia Nuclear (CNEN) durante o período de um ano. O MP investiga a prestação do atendimento a pacientes de câncer que se submeteram à sessões de radioterapia na Benefiência Portuguesa. A principal irregularidade diz respeito a eficácia do tratamento com a bomba de cobalto da unidade, que estaria gasta devido à prolongada utilização do aparelho.

Segundo Ricardo Fraga Gutterres, físico do CNEN a fiscalização do órgão verificou uma série de irregularidades no serviço de radioterapia e não forneceu nova licença. "Verificamos ainda a ausência de monitoramento individual de radiação", disse Gutteres.

Já em 2006, antes da visita que reprovou o serviço da Beneficência, a CNEN alertou que a pastilha de cobalto de um dos equipamentos estava com a atividade muito baixa.

Parentes de pacientes que passaram por tratamento na Beneficência prestaram depoimentos. Todas, pessoas que vieram a falecer e sofreram queimaduras diante da exposição de radioterapia.

O Vereador Braz acredita que o encontro poderá colaborar com as investigações acerca das denúncias, para esclarecer à população. “As denúncias são muito graves, pois envolvem questões de saúde pública. Por isso, não hesitamos em marcar essa Audiência Pública com a máxima urgência, depois de tomar conhecimento do problema”.

Assessoria do Vereador Braz Antunes Mattos Neto (PPS)
Presidente da Comissão Permanente de Saúde e Higiene da Câmara Municipal de Santos.
Tel.: 3211-4100 ramal 4181