Cerimonialista é lembrado pelo Legislativo

Nelson Speers é profissional de Relações Públicas

Compartilhe!

3 curtiram

Conforme decreto Legislativo e por iniciativa do vereador Fábio de Araújo Nunes, o professor Fabião, a Câmara homenageou na tarde desta quinta-feira (22/10/09), o profissional de Relações Públicas, cerimonialista, Nelson Speers. Autor de algumas obras na área, Speers é um dos maiores especialistas em cerimonial e das Relações Públicas do país. A solenidade que aconteceu na Sala Princesa Isabel foi presidida pelo presidente da Casa, Marcus de Rosis.

Ele nasceu em São Paulo, tem 89 anos, um currículo invejável, esbanja simpatia e bom humor. Bacharel em Direito e Ciências Sociais, graduado pela Faculdade Largo São Francisco na turma de 1944, atuou na área de comunicação junto a entidades corporativas, empresas e instituições. Consta no seu currículo, participação junto a Comissão Comemorativa do IV Centenário da Cidade de São Paulo, em 1954 na USP, ano em que integrou o grupo que fundou a Associação Brasileira de Relações Públicas de São Paulo. Na USP foi chefe da Seção de Recepção e Diretor da Divisão de RP e Reitoria da institução.

Speers iniciou no serviço público em 1942, atuando sempre na área de comunicação, enquanto as atividades didáticas começaram em 1982 tendo ministrado cursos, seminários e conferências para mais de 20 mil alunos. Emocionado com o discurso do homenageado, de Rosis falou que nesses vinte cinco anos de parlamento, nunca se sentiu tão gratificado. "As vezes a política nos deixa ressecados". De Rosis acrescentou que foi uma oportunidade ímpar de aprendizado diante de tanta experiência que Speers carrega ao longo dos quase 90 anos de idade.

Speers participa de evento na Unisantos

Após a solenidade, o cerimonialista seguiu para a Universidade Católica de Santos (UniSantos), onde participou de um encontro com estudantes de comunicação social. Na oportunidade, Nelson Speers participou do "Café e Conversa", onde falou sobre sua trajetória na área, contou casos e apresentou a sua mais recente obra: "Protocolo e Cerimonial - uma coerência oculta há milênios". O evento integra as comemorações dos 40 anos do curso de Comunicação Social.

Leia o discurso do vereador Professor Fabião

Homenagem a Nelson Speers 1

Senhoras e Senhores, nesta tarde festiva temos a satisfação de dirigir nossa saudação ao ilustre Sr. Nelson Speers, laureado com a Placa de Honra ao Mérito pela Câmara Municipal de Santos.


Pioneiro Emérito do Cerimonial Brasileiro (CNCP), Presidente de Honra da Organização Internacional do Cerimonial e Protocolo e Membro de Honra da Academia Mexicana de Protocolo. Nelson Speers é muito mais que um estudioso sobre as práticas do cerimonial, é parte da história do universo das Relações Públicas, Protocolo e Cerimonial.


Nosso homenageado, nascido em São Paulo em fevereiro de 1920, é considerado um dos mais influentes cerimonialistas do mundo. Diplomou-se em Direito e Ciências Sociais pela Faculdade de Direito (Largo São Francisco) da Universidade de São Paulo em 1944. Foi um dos fundadores da ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas), chegou à sua presidência na década de 70; entrou para o corpo administrativo da Universidade de São Paulo em 1948, atuando sempre na área de Relações Públicas e Cerimonial, aposentando-se enquanto exercia as funções de assessor do Reitor, encarregado do Cerimonial, Consultor de Relações Públicas e Cerimonial para as Faculdades, Institutos, Museus e Entidades Complementares da USP.


Com a criação da ABRP, em São Paulo, a repercussão foi tão grande que houve uma sucessão de palestras, conferências e entrevistas para que fosse criada também a ABRP no Rio de Janeiro. Cursos intensivos, publicações em revistas e outros meios são acionados para a divulgação das primeiras notícias sobre as Relações Públicas no Brasil. Brasileiros participam de seminários, congressos e conferências. Em março de 1958, sob o patrocínio da Prefeitura Municipal de Niterói, realizou-se o Primeiro Seminário Brasileiro de Relações Públicas.


Participou de congressos, seminários, cursos de extensão e debates num total superior a uma centena, possuindo títulos, diplomas e certificados correspondentes, adquirindo maior experiência.


Teve contato pessoal com personalidades de todo o mundo das áreas cultural, educacional, científica e política, em decorrência de suas funções na USP. Iniciou sua atividade didática em 1982 tendo lecionado para cerca de 20 mil alunos, nas capitais e principais cidades brasileiras.


Nelson Speers é autor de vários livros, em que oferece soluções para as questões que envolvem todo o universo do relacionamento, protocolo, cerimonial e convívio. Entre eles:


CERIMONIAL PARA REVELAÇÕES PÚBLICAS (1)”,

RELAÇÕES PÚBLICAS PARA CLIENTES E PROFISSIONAIS”,

CERIMONIAL DE CONDUTA”,

CERIMONIAL PARA MUNICÍPIOS”,

CERIMONIAL PARA A INDÚSTRIA HOTELEIRA”,

CERIMONIAL – MANUAL”,

CERIMONIAL PARA RELAÇÕES PÚBLICAS (2)”,

CARTILHA DO CERIMONIAL”,

BRASIL E O CERIMONIAL”,

A UNIVERSIDADE E O CERIMONIAL”,

PARA NÃO FAZER FEIO”,

CERIMONIAL, CONCEITOS, DIVERGÊNCIAS E CONVERGÊNCIAS”.


Por conta de seu talento e de sua dedicação ao universo do cerimonial, Nelson Speers foi agraciado com várias distinções honrosas, como listado:

- Comendador da Ordem Don Nunes Vasco de Balboa-Panamá;

- Membro honorário: da ABRP, do Comitê Nacional do Cerimonial Público, da Associação Espanhola de Protocolo.

- Membro correspondente da Academia Argentina de Cerimonial e Protocolo;

- Ocupa a cadeira número 06 da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo;

- Presidente de Honra da Organização Internacional de Cerimonial e Protocolo;

- Prêmio Internacional de Protocolo em 2003 na área de Pesquisa

- Presidente de Honra do Congresso Nacional de Cerimonial e Protocolo – SP/2007.


Sua lucidez, sensibilidade e humildade continuam intactas, após todos estes anos de verdadeira dedicação à etiqueta, comportamento e relacionamento.


Uma salva de palmas ao ícone do Cerimonial Brasileiro, Sr. Nelson Speers!

Fábio Nunes
Vereador - PSB