Cerimônia no Paço destaca papel feminino

Homenagem no Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio contou com a presença do presidente da Camara, Marcus de Rosis, e da vereadora Suely Morgado.

A presença maciça das representantes do sexo feminino denunciava a ocorrência de algo importante. Elas lotaram o Salão Nobre Esmeraldo Tarqüínio da Prefeitura para comemorar o Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira, 8 de março. Aberta pelo prefeito João Paulo Tavares Papa, a data, que em Santos é celebrada com uma semana inteira de atividades, foi marcada pelo senso de luta e de respeito.

“A mulher tem um importante papel na evolução da humanidade, porque o que acontece de bom para ela, reflete-se na família e daí para a sociedade”, disse o prefeito que fez menções especiais a duas mulheres: Nilze Justo, viúva do ex-prefeito Oswaldo Justo, por ter sido a primeira presidente do Fundo de Solidariedade de Santos, e a artista plástica Tomie Ohtake, em plena atividade aos 93 anos de vida, com quem esteve na manhã desta quinta.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Marlene Zamariolli, falou sobre a importância de se marcar uma data específica para a mulher: “ainda temos algumas respostas a ouvir; enquanto houver uma menina sendo violada e explorada, uma mulher sendo desrespeitada, na Índia, na China, no Brasil, ou em qualquer lugar, é porque ainda há muito por fazer”, afirmou ela.

A cerimônia marcou também o lançamento da sexta edição da cartilha ‘Direitos que ainda desconheço – Mulher, seus direitos e deveres’, uma publicação conjunta da Prefeitura e do Conselho da Mulher, que esclarece direitos e deveres relativos à questão feminina.

PROGRAMAÇÃO
A programação comemorativa da Semana da Mulher prossegue nesta sexta-feira (9) com tarde beneficente, promovida pelo Grupo de Voluntários Amigos da Solidariedade, do Fundo Social de Solidariedade de Santos. O evento acontece a partir das 14h30, no Clube de Regatas Saldanha da Gama, à Avenida Almirante Saldanha da Gama, 44, Ponta da Praia.

Já às 15 horas haverá oficina de arranjos florais, a cargo da professora Hilda Nishino, no Centro Comunitário e Educacional da Legião da Boa Vontade, à Avenida Conselheiro Nébias, 398. Informações: 3221-5181