Cerimônia dá início as obras do Museu Pelé

Câmara teve papel fundamental nesse processo

Após mais de duas décadas de abandono, as ruínas do Casarão do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre sn) tiveram hoje seu marco oficial para o início das obras. As ruínas irão se transformar no Museu Pelé. A cerimônia ocorrida na manhã do dia 01/07/10 no local teve como estrela princial o Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento. Autoridades políticas, jornalistas e curisos disputaram espaço ao lado do rei.

Ladeado pelo prefeito João Paulo Tavares Papa e do presidente da Câmara Marcus de Rosis, Pelé falou da satisfação de ter um museu que eternizará sua trajetória profissional, na cidade que o acolheu, em 1956, muito antes de ser famoso. O Casarão do Valongo, edificação de 1865, dará lugar a um complexo histórico e cultural gerador de renda e de oportunidades de trabalho da região. Na ocasião, Papa se lembrou de que no ano em que o Legislativo terá sua primeira sede própria, se inicia a recuperação do Casarão do Valongo que, no passado, abrigou a Câmara de Santos.

O projeto ambicioso que dará visibilidade mundial também passou pela Câmara de Vereadores que entenderam a importância para a Cidade, destacou de Rosis. "O Museu se soma a outros projetos de revitalização do Centro Histórico que também tem recebido a devida atenção do legislativo", disse de Rosis.

Ao lançar a pedra fundamental do Museu Pelé, durante a cerimônia a prefeitura acrescentou a "cápsula do tempo". Trata-se de uma caixa onde foram abrigados diversos objetos contendo registros de nosso tempo. A caixa será aberta daqui a 30 anos, como forma de representar um legado do ano de 2010 para o futuro. Até lá Pelé estará com 100 anos.