CENEP poderá iniciar atividades em maio

Trata-se da utilização do Cenep como forma de qualificação de mão de obra

Compartilhe!

2 curtiram

Finalizando o segundo painel do Seminário Porto da Minha Casa realizado no dia 25/04/08 na Associação Comercial de Santos, o jornalista José Rodrigues atuou como debatedor afirmando que "só o debate e a transparência podem nos garantir um rumo mais certo". Para José, o crescimento econômico vivido pelo nosso país esta passando por um declínio.

"Há uma queda no movimento do porto neste primeiro trimestre com relação ao movimento do ano passado. Para mim, é um erro comparar o nosso crescimento com o de outros paises, como o Japão. O novo discurso é outro: é preciso crescer atendendo a questão social e a questão ambiental".

Questionado pelo debatedor sobre o início das atividades do Centro de Excelência Portuária, Fausto Figueira explicou que gostaria que cursos do CENEP começassem em maio. "Na pratica existe um embate sindical. Do ponto de vista estratégico, temos cerca de 8 mil trabalhadores cadastrados no OGMO e vamos iniciar por essa demanda reprimida. O que não significa que outros trabalhadores não serão treinados.

Estamos buscando parcerias
com diversos terminais e empresas do ramo portuário que dispõem de espacos ociosos, para realizarmos esses treinamentos. Acredito que o CENEP pode se somar às universidades públicas nesse processo de formação
de mão de obra qualificada".

Aberto o painel para as perguntas, foram levantadas questões relacionadas à saude ocupacional e segurança do trabalhador portuário. Fausto Figueira tratou do assunto como empasses a serem superados. "Existem diversas
questões que precisamos estar preparados, como o maior porto da América Latina, como gripe aviária, por exemplo".