Cemitérios já contam com lei de prevenção contra contaminação do solo

De Rosis criou lei em defesa do meio ambiente

Compartilhe!

1 curtiu

O Presidente da Câmara e vereador Marcus de Rosis vêm colhendo os bons frutos de seu trabalho. Isso porque, foi publicada mais uma lei oriunda de seus projetos apresentados no legislativo santista. O Diário Oficial do último dia 14 de janeiro traz a lei nº 2681/2010, que estabelece medidas de prevenção contra a contaminação do lençol freático para os sepultamentos realidos em Santos. De autoria do vereador, a lei visa prevenir a contaminação com o necrochorume, líquido expelido pela decomposição do organismo humano.

O texto da nova lei cita que os cemitérios particulares, municipais e paroquais da cidade de Santos deverão impedir a contaminação do aquífero freático, contemplando medidas seguras que garantam a acomodação e o isolamento do cadáver na urna mortuária ou outras tecnologias que impeçam esta contaminação, estando os infratores passíveis de aplicação de multa no valor de um salário mínimo.

De Rosis ressaltou que o segmento funerário muitas vezes é esquecido, por ser desagradável, mas que gera grandes impactos ambientais. “A chegada do necrochorume às águas dos lençóis freáticos representa perigo à saúde pública da população, além do risco de contaminação aos trabalhadores desta unidades”.

RECONHECIMENTO - Em matéria publicado no Jornal A Tribuna em 09 de janeiro, o projeto de lei do necrochorume foi citado pela ONG Movimento Voto Consciente como uma das matérias mais importantes apresentadas em 2009 no legislativo santista.