Celso Amorim será homenageado em solenidade

Ministro receberá Medalha Braz Cubas

Uma das maiores figuras políticas do país será homenageada pela Câmara de Santos, em 12 de agosto. Trata-se do ministro de Relações Exteriores, Celso Luiz Nunes Amorim, que por inciativa da vereadora Telma de Souza (PT) receberá a “Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas”.  A sessão solene será realizada na Associação Comercial de Santos, à Rua XV de Novembro, 137, no Centro Histórico, às 15h30.

Para a parlamentar, que já esteve outras vezes com o ministro, será uma honra recebê-lo em Santos. “Ficamos muito contentes, por que ao propormos uma singela homenagem, por questões de agenda, o ministro poderia indicar um representante, mas ele quer vir. Isto é privilégio para nós, santistas”, disse.

A proposta de Telma para homenagear o ministro foi apresentada em maio do ano passado e publicada no Diário Oficial de Santos em oito de julho. Na ocasião, Telma defendeu seu projeto de Decreto Legislativo. “É um orgulho e uma honra para todos os santistas ter um filho da terra, não apenas no mais alto grau do Governo Federal, mas, também, com o seu valor reconhecido mundialmente, como atestou a revista norte-americana, especializada em política, Foreing Policy, que o elegeu como “o melhor chanceler do mundo”, afirmou Telma.

O homenageado

Diplomata santista, nascido a 3 de junho de 1942, Amorim formou-se pelo Instituto Rio Branco, em 1965, obtendo título de pós-graduação em relações Internacionais pela Academia Diplomática de Viena, na Áustria, em 1967. Mas sua história no serviço público começou em 1987, quando foi nomeado Secretário para Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia, mantendo-se no cargo até 1989, quando tornou-se Diretor-geral para Assuntos Culturais no Ministério das Relações Exteriores.

No ano seguinte foi diretor-geral para Assuntos Econômicos e em 1992, representante do Brasil no Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT). De 1993 a 1995 foi Ministro das Relações Exteriores e, em 1999, assumiu a chefia da missão brasileira na Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, Suíça.
Dois anos depois, Amorim foi transferido para Londres, assumindo a embaixada brasileira no Reino Unido. E, em 2002, foi convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ser seu chanceler, assumindo em 2003, mantendo-se no cargo até hoje. No final do ano passado, a revista americana Foreign Policy indicou-o como “o melhor chanceler do mundo”.

Vereadora Telma de Souza (PT)