CEI OUVE SERVIDORA ENVOLVIDA EM FRAUDE NA PREFEITURA

A outra funcionária pública municipal envolvida na fraude, Gláucia Fragoso Gonçalves da Conceição, irá depor amanhã (21), na Sala Princesa Isabel, na Câmara, às 10 h.

Em audiência pública promovida na manhã desta terça-feira (20), a comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura o desvio de dinheiro público da folha de pagamento da Prefeitura de Santos, colheu depoimento de Sônia Maria Precioso de Moura, uma das servidoras envolvidas no escândalo.

Na oitiva, ficou decidido que os vereadores membros da CEI seriam os primeiros a formular as perguntas à servidora pública, seguindo-se nessa ordem pelo relator, vereador Manoel Constantino; o presidente da CEI, vereador Marcelo Del Bosco; e a vice-presidente, vereadora Sueli Morgado. Logo após, os vereadores que se inscrevessem poderiam apresentar os seus questionamentos.

Del Bosco apresentou um total de vinte e quatro perguntas à depoente, boa parte delas referente ao procedimento administrativo da folha de pagamento da Prefeitura, ao que ele denomina como "origem do erro". "Pude focar minha perguntas ao procedimento administrativo da folha de pagamento e a sua execução orçamentária. Espero confrontar essas perguntas com os novos depoimentos que se seguirão para ter uma conclusão se esse processo está sendo feito de forma correta ou não", afirmou.

ENCAMINHANHAMENTO – Os vereadores aprovaram, de forma unânime, todas as deliberações apresentadas no depoimento da funcionária pública. Ficou decidido, entre outros assuntos, pela quebra do sigilo telefônico da depoente; a convocação de Joana Prates, secretária o ex-prefeito Beto Mansur, e acusada formalmente por Sônia de ser a mentora do esquema de desvio de dinheiro da Prefeitura; e a convocação de parentes da servidora que receberam em suas contas bancárias o dinheiro desviado.

Vereadores deverão ainda nesta semana analisar os documentos solicitados pela CEI à Prefeitura e, a partir daí, deliberarem também sobre novas rotas de investigação.