Castelinho: mais que um ponto turístico, uma aula de cidadania

Compartilhe!

Curtir

Há oito meses a Câmara Municipal de Santos iniciou visitas monitoradas para  escolas da Cidade. Alunos de diversas instituições, municipais e particulares, acompanhados de seus professores e coordenadores conhecem os principais setores dos dois edifícios, a antiga sede dos Bombeiros e a moderna construção que abriga o Plenário e gabinetes dos vereadores.

O Plenário “Dr. Oswaldo de Rosis” e o Museu do Bombeiro são os locais preferidos dos alunos. No primeiro, os estudantes sentem realmente a importância do Legislativo e participam com perguntas sobre as funções de um vereador, tempo de mandato, encaminhamento de projetos de lei, diferença entre Poderes Legislativo e Executivo e, claro, como as pessoas podem participar das sessões.

O  Museu do Bombeiro abriga uniformes, fotos de salvamento e demais operações, ata de sessões solenes, além de miniaturas de carros-pipas. Tudo para chamar a atenção para prevenção de acidentes.

O aspecto histórico da construção do Castelinho também chama atenção, com pisos e lajotas restaurados, a textura das paredes e a adaptação para abrigar setores administrativos e a presidência.

Entre os alunos visitantes, o Legislativo santista recebeu a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e o Napne  (Núcleo de Apoio à Pessoas com Necessidades Especiais) da Senador Feijó. O acesso às duas construções é  garantida por sinalizações para deficientes visuais e cadeirantes.

Com a proximidade das eleições municipais, a procura pelas visitas naturalmente aumentou.

As visitas monitoradas acontecem às terças e quartas-feiras, das 15h00 às 17h00 e duram, em média, uma hora e agendadas pelo tel. (13) 3219-1213.