Casa retorna à colônia japonesa

Compartilhe!

1 curtiu

Numa cerimônia repleta de emoção, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Relações Exteriores, Celso Amorim (que é santista) o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, assinou na tarde da última terça-feira, dia 22, portaria transferindo o uso de imóveis à Associação Japonesa de Santos. Os bens foram confiscados pelo governo brasileiro em tempos da Segunda Guerra Mundial. A solenidade contou ainda com a presença do vereador Reinaldo Martins e da deputada Telma de Souza, cuja luta incansável, avaliou Reinaldo, garantiu a agilidade na devolução da casa da Rua Paraná.

Representando a Associação Japonesa de Santos, Sadao Nakai (do Clube Estrela de Ouro) e o presidente da entidade, Hiroshi Endo, participaram também do evento.
Reinaldo, que preside a CEV das Comemorações em Santos do Centenário da Imigração Japonesa, disse estar muito contente porque finalmente se reparou um dano "que o descaso e a má vontade política perpetuaram nas últimas décadas. O governo Lula teve sensibilidade para enfrentar a questão e reverter o que se pensava ser muito difícil".

Lula considerou a assinatura da cessão como o início informal das comemorações de 100 anos da imigração japonesa, que serão celebrados em 2008. Segundo o presidente, a tomada do imóvel pelo governo brasileiro há mais de 60 anos é um claro exemplo de discriminação, intolerância e injustiça. "Fico honrado e feliz de ser o presidente que assina este ato de reparação", concluiu.

Durante a solenidade, Sadao Nakai explicou que a Casa da Rua Paraná vai abrigar um centro cultural, entre outros serviços. O Plano de ocupação já foi concluído. Ele espera que o novo centro contribua para preservar as tradições do país, mas que também ajude no resgate da história da imigração nipônica na Baixada Santista. Sadao acrescentou que todos os registros foram confiscados por ocasião da guerra e pediu ajuda do governo brasileiro, através do Ministério da Cultura, para recompor a memória da colônia na cidade.

A cessão de uso gratuito do imóvel foi a forma jurídica encontrada pelo Governo para transferir o imóvel rapidamente. Entretanto, o ministro Paulo Bernardo acredita que ainda será possível realizar a cessão definitiva. "Esse caminho não tem volta, comemorou Reinaldo", após o evento.

Cerca de 1,3 milhão de japoneses e descendentes vivem no Brasil, a maior colônia mundial. Em Santos, vivem aproximadamente 400 famílias.