Casa da Esperança é homenageada

Sessão Solene aconteceu na Sala Princesa Isabel.

Compartilhe!

1 curtiu

Casa da Esperança recebe homenagem na Câmara

A Câmara Municipal de Santos realizou nessa sexta-feira (31), às
19 horas na Sala Princesa Isabel, Sessão Solene em homenagem à Associação
Casa da Esperança pelos 50 anos de fundação.
 
Presidida por Lamartine Lélio Busnardo, a Casa da Esperança é uma
tradicional Entidade santista, que atende a crianças e adolescentes
portadores de comprometimentos motores, mentais e sensoriais, na faixa de 0
a 18 anos, dependentes de famílias de baixo poder aquisitivo.
 
O autor da propositura é o Vereador Braz Antunes Mattos Neto (Líder do PPS), que fez o discurso de saudação. Mais informações sobre a Entidade podem ser conferidas no site
www.casadaesperancasantos.org.br

DISCURSO DO VEREADOR BRAZ ANTUNES MATTOS NETO, LÍDER DO PPS, NA SESSÃO SOLENE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTOS EM HOMENAGEM AOS 50 ANOS DE EXISTÊNCIA DA CASA DA ESPERANÇA, REALIZADA NA “SALA PRINCESA ISABEL” EM 31 DE AGOSTO DE 2007.

Srs. e Sras. presentes

Meus amigos: 

Vivemos dias cheios de incertezas e angústias.  Assistimos, a cada momento, exemplos de desumanidade, intolerância e intransigência. Em meio a estas nuvens carregadas, prestes a fazer os céus desabarem sobre nossas cabeças, uma bela certeza se sobressai: para cuidar de pessoas com paralisia física decorrente de  problemas neurológicos, é preciso mesmo ter no coração muito amor e respeito pela humanidade.
 
Porque estas crianças são especiais - muito especiais - e muitas vezes vivem em um nível de consciência  superior, que parece até incompreensível aos olhos dos leigos. Cuidar destas crianças é entrar em um universo diferente, um universo muito rico e que tem implicações diretas com o nosso lado emocional e com a nossa própria concepção da realidade, vida e do próprio Universo.  

Na Casa da Esperança este amor incondicional pela humanidade é comprovado e revigorado a cada instante. A condição humana é engrandecida a cada gesto de carinho, a cada palavra, a cada passo do processo de reabilitação.      
 
Por isso, é um orgulho imenso estar esta noite dando cumprimento ao Decreto Legislativo nº 28/2006, de minha autoria, que concede Placa Comemorativa aos 50 anos da Casa da Esperança.
 
A minha ligação com esta Augusta Entidade não está restrita somente a este Decreto. Para começar, sou Rotariano, integrante do Rotary Club de Santos há quase 17 anos. E sempre houve esta ligação umbilical entre o Rotary Club e a Entidade. Verdade seja dita, a Casa da Esperança é a menina dos olhos  do Rotary Club de Santos, é a obra que é vista com especial carinho e dedicação pelos rotarianos.
 
Não é de hoje que tenho admiração pelo trabalho realizado. Sou o sócio contribuinte número 1008 da Casa da Esperança, colaborando desde 1997. Como Membro Suplente do Conselho Deliberativo, por indicação da Presidência, todos sabem que podem contar comigo sempre que necessário. Assim como todos sabem que podem recorrer a mim enquanto Cirurgião-Dentista e Vereador, que sempre estarei à disposição, garantindo também o conseqüente  respaldo político.                                                                             
Além de tudo, a Casa da Esperança tem como seu brilhante e dedicado Presidente o meu amigo particular Lamartine Lélio Busnardo, uma pessoa de bem, colega de profissão e companheiro de muitas batalhas.

Atualmente cumprindo sua quarta gestão como Presidente, Lamartine reúne uma longa lista de realizações. Entre elas, peço licença para destacar algumas, tais como: construção de uma nova piscina aquecida; uma brinquedoteca em apoio ao Núcleo de Promoção das Mães; um novo elevador;  o parque de recreação terapêutico; novos equipamentos de tecnologia avançada; um novo consultório Odontológico; aquisição de um moderno micro-ônibus e a atribuição em 2001, novamente, do Prêmio Bem-Eficiente, oferecido pela Fundação Kanitz, como uma das 50 entidades melhor administradas do País.                    

Além disso, em 2005 foi iniciada a ampliação e reforma dos prédios-sede, visando a revitalização dos espaços e o aperfeiçoamento dos serviços. O novo pavilhão, que substituiu a edícula existente anteriormente, foi inaugurado no dia 8 deste mês e agregou à Casa um salão para eventos recreativos, apresentando dimensões suficientes para acolher os reabilitandos e sua famílias, um auditório para solenidades, palestras técnicas, treinamentos e reuniões de avaliação, bem como um novo   refeitório e uma nova cozinha, funcionais e adequados às exigências sanitárias vigentes.

Sem dúvida, estas novas instalações ampliarão ainda mais os horizontes da Entidade. Resta agora, certamente, projetar para o futuro a atuação da Casa da Esperança, com o mesmo dinamisno e o mesmo entusiasmo mostrados até hoje.
 
A história da Casa da Esperança é bastante conhecida e festejada. A saga inciada pelo Médico Samuel Augusto Leão de Moura e sua esposa, Evangelina Leão de Moura, na luta santa contra a poliomielite, resultou neste que é um dos trabalhos benemerentes mais reconhecidos e elogiados da nossa Região.

Em nome desta rica história, permitam-me neste momento homenagear todos aqueles que de uma forma ou outra colaboraram com a Entidade nestes cinqüenta anos. E quero louvar especialmente os seus ex-presidentes, a saber: 
 
Samuel Augusto Leão de Moura (julho de 1957 a agosto de 1978);
Luiz Shiguetoshi Yanagi (agosto de 1978 a fevereiro de 1987);
Álvaro de Freitas Guimarães (março de 1987 a fevereiro de 1991);
Paulo José de Oliveira (março de 1991 a fevereiro de 1995);
Roberto Luiz Barroso (fevereiro de 1995  a fevereiro de 1999);
e Lamartine Lélio Busnardo (fevereiro de 1999 até os dias atuais).   

A todos, Ex-Presidentes e respectivas Diretorias, Conselhos Fiscal e Deliberativo, meu mais sincero respeito. Aos que já se foram, minhas preces e orações respeitosas.

Deixo ainda consignado um agradecimento especial às famílias destes rotarianos valorosos, que tanto se dedicaram a esta importante obra.

Como estamos no departamento das homenagens, faço questão de citar os demais componentes da atual Diretoria, entre os quais figuram grandes amigos e grandes personalidades santistas, como Roberto Luiz Barroso, Wilma Arlete Fischbacher Monteux, Joveniano Walter Furtado Cruz, Hélio Cesário Cardoso, Antonio de Freitas Ferreira, José Narciso Fernandes Inácio, Roberto Luiz Barroso Filho, Jorge Augusto Correa da Costa e Henrique Camilo de Lellis.

Da mesma forma, os membros Efetivos e Suplentes do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal. Permitam-se citar Edmundo Ribeiro de Mendonça Neto, Presidente do Conselho Deliberativo; Henrique Soares Novaes, 1º Secretário; e Américo de Queiroz  Marques, 2º Secretário.

E também os titulares do Conselho Fiscal, Dario Rocha Rodrigues, Altivo Ferreira  e Cláudio Guedes.

Ao mesmo tempo em que saúdo com entusiasmo a pessoa da Diretora Clínica, Dra. Maria da Conceição Lins e Andrade, em nome de quem homenageio toda a equipe técnica, gostaria de dizer que, na área da Saúde, para que os objetivos sejam realmente alcançados, todos os envolvidos precisam sentir que, efetivamente e integralmente, fazem parte do trabalho e da própria Instituição.

É o que ocorre com os Funcionários da Casa da Esperança, a quem dedico uma saudação especial neste momento. A forma carinhosa, simpática e interessada com que são tratadas todas as pessoas que procuram a Casa da Esperança- mesmo que seja para uma rápida visita - é uma característica sempre presente. Muito obrigado a todos vocês pelo nível de humanismo e de fraternidade com que são recebidas todas as pessoas que procuram a Casa da Esperança.

E não poderia nunca deixar de citar a saudosa Rose Martinez, que como Administradora exibia uma bondade e uma simpatia contagiantes, iluminando  a Casa da Esperança com o seu brilho, e que nos deixou meses atrás, lamentavelmente.

Meus amigos, é preciso assinalar com a devida ênfase que a Casa da Esperança realiza um trabalho especializado de alto nível, multidisciplinar. Este é um ponto que sempre deve ser destacado, assim como o fato de que são atendidas famílias de baixo poder aquisitivo. E como muitas mães, exatamente por força do acompanhamento permanente dos seus filhos, não podem trabalhar da forma como precisariam, existem oficinas voltadas às mães, que ali encontram uma oportunidade de conseguir uma renda. Para completar, há a Feira da Esperança, para a venda dos produtos confeccionados nas oficinas, ministradas por professoras voluntárias. Sem esquecer o Restaurante montado durante a Festa Inverno Santos, na Plataforma do Emissário Submarino.

Esta é a comprovação de que, além de prestar assistência, é preciso desenvolver uma visão social generosa.

Aos cinquenta anos, completados em 24 de julho, a Casa da Esperança atende atualmente cerca de 220 crianças e adolescentes especiais, além de adultos com problemas de comprometimento da coordenação motora, atendidos por meio de convênio com o SUS.
 
E é óbvio que é oferecido também tratamento Odontológico...

Tudo isso só reforça a necessidade permanente de se postular
mais verbas, seja da Federação, do Estado ou do Município, bem como incentivar as doações de particulares.

Meus amigos: cada Vereador tem o direito regimental de oferecer quatro placas homenageando entidades. Vereador de primeiro mandato que sou, fiz questão de escolher instituições com uma longa existência  e que fazem parte da História santista. Indiquei a Associação Instrutiva José Bonifácio,  que completou cem anos, em razão do reconhecimento devido à família do Prefeito João Paulo Tavares  Papa, que esteve à frente desta Escola durante muito tempo; mas, sobretudo, pelos ilustres santistas que  lá se formaram, atestando a extrema competência da Escola ao longo dos anos;

E escolhi outras três entidades com as quais tenho envolvimento direto: a Associação dos Cirurgiões Dentistas de Santos, São Vicente e Região da Costa da Mata Atlântica, por seus 80 anos; o Rotary Club de Santos, que também completou 80 anos; e, agora, a Casa da Esperança, em função dos seus 50 anos.

E faço questão de salientar que estas homenagens todas aconteceram - e uma delas acontecerá ainda, na próxima semana - fora de anos eleitorais. Pois para mim, estas homenagens são tão
importantes que superam qualquer  interesse por dividendos eleitorais. Ao contrário, representam um compromisso com ações de relevância em prol da nossa comunidade.

A Casa da Esperança cumpre uma missão de extrema importância. Na verdade, ela preenche uma lacuna séria, executando um trabalho nobre que deveria ser  cumprido pelo Estado. Mas como ainda enfrentamos no Brasil problemas graves no atendimento de Saúde, este espaço acaba sendo suprido por
entidades que fazem da benemerência a sua razão de existir. 

Agora, Senhores e Senhoras, torno oficial meus cumprimentos ao Presidente Lamartine e, para encerrar,  quero confessar uma coisa:  existem poucas situações na vida que são mais emocionantes do que acompanhar e constatar a evolução de crianças e adolescentes acometidos por algum tipo de paralisia ou comprometimento mental e físico.

Talvez uma emoção semelhante seja assistir a todas as atitudes que levam conforto às mães e aos pais desta crianças.
 
Por tudo isso, parabéns a todos os que tenham algum tipo de ligação com a Casa da Esperança. Saibam que a comunidade santista tem e terá uma dívida eterna com todos vocês.

Muito obrigado e boa noite.

Braz Antunes Mattos Neto
Vereador - Líder do PPS.