Canudos terão que ser embalados

Lei entrou em vigor no dia 29 de dezembro

Após a aprovação na Câmara, por unanimidade, do projeto do vereador Marcelo Del Bosco (PPS), que obriga os restaurantes, lanchonetes, bares e similares, a usar e fornecer a seus clientes canudos de plástico individual e embalados, a Prefeitura publicou no dia 29 de dezembro, a lei complementar nº 617/2007, disciplinando o uso correto do produto na cidade.

Com a regulamentação, a utilização correta do canudinho no comércio de Santos passa a ser fiscalizado pelos órgãos municipais competentes e, com isso, melhor manipulado.

Apresentada na Câmara no ano passado, a matéria teve parecer favorável nas diversas comissões do Legislativo. “Esperei que a proposta fosse bem avaliada nas comissões jurídicas e permanentes da Casa, principalmente a Saúde, por trata-se de um assunto que envolve a saúde pública da cidade”, justificou o vereador.

Segundo o parlamentar, é preciso proibir a comercialização do produto da forma como ela está atualmente em determinados estabelecimentos comerciais da cidade. O objetivo visa impedir também que o consumidor use um canudo que já tenha sido manipulado ou mesmo utilizado por outra pessoa.

“Em alguns pontos comerciais, é visível o descuido com a higiene dos canudinhos, muitas vezes a granel e exposto, o que representa um sério risco à saúde pública, enquanto que nas grandes redes de lanchonetes e restaurantes o produto já vem embalado”, disse Del Bosco.

REALIDADE - Ainda segundo o vereador, a iniciativa não é novidade. “No Município do Rio de Janeiro, essa prática já foi implantada, inclusive esse procedimento existe há mais de uma década em países da Europa”, comentou.

“Muitas pessoas estão alertas quanto as vítimas de diversas doenças adquiridas ao beberem refrigerantes diretamente das latas, que ficam armazenadas em locais onde, na maioria dos casos, não há condições mínimas de higiene. É preciso ter esse mesmo cuidado higiênico com os canudinhos”, explicou Del Bosco.

Vereador Marcelo Del Bosco Amaral - PPS