O projeto Câmara Jovem passa para a próxima etapa, o processo eleitoral nas 36 escolas inscritas para 4ª legislatura. As escolas realizam a partir desta segunda-feira (19/02) a campanha eleitoral que vai até dia 9 de março. Depois disso, acontece a eleição em cada escola e 21 delas serão escolhidas com 21 jovens vereadores e 21 suplentes, nos dias 12 e 14 de março. Eles farão parte da Câmara Jovem 2018, que começa em 4 de abril, com a solene de posse na Câmara Municipal de Santos.
As escolas formaram uma comissão eleitoral composta por funcionários, entre eles, coordenadores pedagógicos, professores e inspetores, responsáveis para ajudar os alunos durante a campanha eleitoral, inclusive apresentando detalhes do que é o Projeto Câmara Jovem.
Os alunos de cada escola contam também com o suporte de uma comissão de apoio, formada por funcionários, que vão organizar o dia da votação, que terá mesários, cabines de votação, lista de candidatos e urnas.
Os votos feitos por cédulas de papel ou software serão contabilizados pela comissão eleitoral de cada escola que encaminhará o resultado para a Câmara Municipal de Santos. Serão escolhidas as escolas que mais se envolvem e participam no seu cotidiano do processo eleitoral.
O resultado geral das eleições será divulgado no Diário Oficial até dia 27 de março com o nome dos novos jovens vereadores e suas respectivas escolas.
Câmara Jovem
A Câmara Jovem promove a integração da Câmara Municipal de Santos com os estudantes do Ensino Fundamental e Médio da cidade. O projeto da Câmara Jovem começou no ano de 2014 sendo o resultado de propostas apresentadas pelos vereadores Sandoval Soares (PSDB), Igor Martins (PSB) e Douglas Gonçalves (DEM).
A ação possui uma Comissão de apoio com representantes da Câmara Municipal; Secretaria Municipal de Educação; Diretoria Regional de Ensino; OAB-Subseção Santos; Justiça Eleitoral; Movimento Voto Consciente; conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Juventude e de Educação e Fórum da Cidadania.