Campanha de Doação de Sangue acontece neste sábado; veja como participar

Acontece no próximo sábado, 16 de março, a 5ª edição da Campanha de Doação de Sangue ‘Doe amor, doe vida, doe sangue’.

Realizada pela Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher) e pela Guarda Civil Municipal (GCM) em parceria com os motoclubes Insanos e Lokas, a Campanha busca ajudar a abastecer os hemonúcleos de Santos e sensibilizar a população sobre a importância de doar sangue regularmente.

Na manhã de sábado, os bancos de sangue da Santa Casa de Misericórdia (das 7h às 11h) e do Hospital Guilherme Álvaro (das 8h às 12h30) funcionarão com capacidade máxima, podendo atender até 140 doadores. Já nesta semana, quem quiser participar da campanha pode ir a uma dessas unidades de saúde e informar que a doação é para a ação da Prefeitura.

As atividades começaram em 2022, com a promulgação da lei que criou a ‘Semana de conscientização, valorização e incentivo à doação de sangue, plaquetas e/ou medula óssea’. Nas quatro edições anteriores, a campanha ultrapassou a marca de mil doações.

DOADORES

Os interessados em doar sangue devem apresentar documento original com foto, ter entre 16 e 69 anos (pessoas com menos de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis), mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e estar alimentadas e descansadas (ao menos 6 horas de sono na noite anterior), entre outras recomendações.

Antes da doação, as pessoas passam por avaliação, a fim de verificar pressão arterial, pulso, temperatura, eventual presença de anemia, medicações utilizadas, entre outros fatores que podem interferir na segurança dos doadores e dos pacientes receptores.

SERVIÇO

Os dois bancos de sangue participantes da campanha fazem a coleta de forma permanente. O da Santa Casa fica na Avenida Cláudio Luiz da Costa, 50, no Jabaquara, e recebe doações de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h. Já o do Hospital Guilherme Álvaro está na Rua Oswaldo Cruz, 197, no Boqueirão, e recebe doações de segunda a sábado, das 8h às 12h30.

* Com informações da Prefeitura de Santos
Foto: Isabela Carrari / Arquivo PMS