Campanha contra HPV é foco de vereador

Requerimento solicitando a criação de campanha de conscientização sobre o Papiloma Vírus Humano será encaminado à Prefeitura.

1 curtiu

O número é alarmante, o vírus que pode ficar instalado no corpo sem se manifestar, transmitido predominantemente através do contato sexual tem sido a estrela das doenças sexualmente transmissíveis, superando a AIDS e a Sífilis. O Papiloma Vírus Humano, conhecido por HPV, é motivo de grande preocupação na área da saúde.

Apreensivo com elevado número de portadores do vírus, o vereador José Lascane (PSDB) apresentou na última segunda-feira, dia 12, requerimento solicitando a criação de uma campanha de conscientização sobre o Papiloma Vírus Humano.

Lascane demonstra preocupação principalmente porque esse vírus pode ser assintomático, ou seja, as pessoas podem ser portadoras dele sem saber, já que ele tem condições de permanecer em estado latente. “Precisamos levar à população informações sobre essa doença, há pessoas que ainda não têm conhecimento da existência dela, com isso a possibilidade de contágio é bem maior”.

Em seu requerimento, Lascane chamou atenção para as mulheres, já que nelas o vírus é mais difícil de ser detectado, podendo levar ao câncer de colo do útero. Um estudo feito pelo National Institute of Allergy and Infected Diseases (NIAD), nos Estados Unidos, demonstrou que cerca de metade das mulheres não apresenta nenhum sintoma.

Apesar de nem todo tipo de HPV levar ao câncer, está comprovado que a maioria das mulheres que desenvolve tumores malignos no colo uterino, foi antes infectada pelo vírus.

Mais uma prova do elevado número de contágio está publicada em estudo feito pelo Departamento de Saúde de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde aponta que cerca de 30% das mulheres entre 15 e 60 anos apresentam HPV, sem contar aquelas que são portadoras e não apresentam sintomas.

Segundo José Lascane, o principal objetivo da campanha é fazer com que a população santista tome conhecimento sobre o HPV, saiba como se prevenir e também conheça a forma de tratamento. O vereador acredita que Santos tenha condição de fazer uma excelente campanha para combater o crescimento dessa doença. “Nossa cidade tem demonstrado empenho em desenvolver programas incisivos contra epidemias, tenho certeza que essa proposta será colocada em prática”.

Gabinete do Vereador José Lascane – PSDB