Caminhoneiros pedem apoio aos vereadores

Eles integram Movimento União Brasil

Um grupo de trabalhadores do Movimento União Brasil Caminhoneiros compareceu na sessão do dia 29/06/10 a fim de pedir o apoio dos vereadores. A categoria denuncia que caminheiros de outras regiões do país estariam atuando junto aos terminais do porto de Santos no lugar dos trabalhadores da Baixada Santista. Segundo uma das coordenadoras do movimento, Sônia Regina Branco, esses caminhoneiros quando chegam ao porto trazendo mercadorias de outros portos, se acomodam em pousada da cidade e acabam atuando no chamado "vira", que significa o transporte de cargas somente na Baixada Santista. "Eles cobram taxas de frete bem abaixo e acabam prejudicando a mão de obra local sem dixarem um centavo na cidade", reclama Sônia.

A sessão foi interrompida por dez minutos para que a coordenadora explicasse o motivo da mobilização. O presidente da Câmara, Marcus de Rosis (PMDB) considerou justa a reivindicação, admitindo que esta é uma luta difícil. "Essa situação chegou a esse ponto por conta da incompetência das autoridades locais e da falta de vontade política. Podem contar com os vereadores desta Casa", disse de Rosis.

A coordenadora do movimento agradeceu em especial o trabalho do vereador Manoel Constantino (PMDB) que recentemente esteve à frente de uma audiência pública na Câmara, onde reuniu vários caminhoneiros que reivindicam um local para estacionamento na faixa portuária. O vereador preside a Comissão Especial de Vereadores (CEV) que estuda melhorias para o porto.