Câmara vai debater impactos urbanísticos

Telma está atenta às consequências do bom imobiliário

1 curtiu
A Comissão de Assuntos Metropolitanos da Câmara de Santos, presidida pela vereadora Telma de Souza (PT), debaterá nesta quinta-feira, às 10h, na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal, os impactos urbanísticos decorrentes dos projetos habitacionais na Baixada Santista. A intenção é realizar um balanço de situações onde os conjuntos ou condomínios em construção não prevêem reforços ou melhorias no sistema viário, no saneamento básico ou mesmo na rede de serviços públicos.

Para a audiência estão sendo convidados representantes de movimentos de moradia, sindicatos de empresários e de trabalhadores, vereadores, prefeitos e autoridades das nove cidades da Baixada Santista, entidades de classe de engenheiros e arquitetos, universidades, empresas construtoras e setores ligados a planejamento urbano. “Nosso objetivo é colher dados para uma análise macro, uma vez que, no âmbito de cada município, estas questões são remetidas ao Plano Diretor, que nem sempre dá respostas imediatas. Estamos no meio de um boom imobiliário, mas não vemos ampliação do sistema viário, da rede coletora de esgotos, ou a construção de mais unidades de saúdes, hospitais e pronto-socorros”, afirmou Telma.

Em Santos, o Morro da Nova Cintra é um dos locais em que um forte impacto urbano e ambiental é esperado. Nesta área estão em construção cinco torres de apartamentos com 14 andares cada. Apesar de movimento contrário de moradores locais - SOS Lagoa - o projeto prossegue. O canteiro de obras está há menos de 150 metros da Lagoa da Saudade, a qual, teme-se, desapreça como consequência das construções. “Acho importante fazermos este debate de forma regionalizada, afinal, é para isso que temos uma Comissão de Assuntos Metropolitanos. Temos problemas em Santos, em Cubatão, e o mesmo deve estar ocorrendo em outras cidades. Podemos atuar em conjunto, objetivando soluções harmônicas, visando o desenvolvimento com melhoria da qualidade de vida. Do contrário, estaremos gerando problemas futuros. Espero que tenhamos grande participação na audiência”, disse Telma.

Gabinete da Vereadora Telma de Souza
3211 4100 - 3219 3888