Câmara vai apurar denúncias de abusos sexual e moral no Canil da Guarda Municipal

11 vereadores integram a Comissão Especial de Inquérito

A Câmara de Santos instaurou na sessão desta quinta-feira (dia 20 de outubro) Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar denúncias (publicadas na imprensa) de abusos sexual e moral que teriam acontecido no Canil da Guarda Municipal. Uma guardiã-cidadã acusa um inspetor da corporação de forçá-la a fazer sexo. Além disso, guardas municipais afirmam que o superior praticava agressões contra os subordinados.

O requerimento solicitando a constituição da CEI, com a assinatura de um terço dos membros do Legislativo, foi apresentado na segunda-feira (dia 17) pelo vereador Reinaldo Martins (PT). Além deles, outros dez vereadores foram indicados pelas bancadas para compor a comissão: Adilson Júnior (PT), Antonio Carlos Banha Joaquim, Marcus de Rosis e Manoel Constantino (pelo PMDB), Arlindo Barros, José Lascane e Sadao Nakai (pelo PSDB), Braz Antunes Mattos Neto (PPS), Odair Gonzalez (PR) e Valdir Nahora (PSB). O número de integrantes é baseado na representatividade de cada partido na Câmara.

Reinaldo Martins, que preside a comissão, convocou a primeira reunião para segunda-feira (dia 24), às 15h30. O encontro servirá para traçar roteiro de trabalho e definir o relator da CEI. O grupo tem prazo de 60 dias para apurar as denúncias e apontar responsabilidades.

Por causa da instauração da CEI, a vinda ao Legislativo do secretário de Segurança, Renato Perrenoud, que estava marcada para segunda-feira, foi cancelada. Como responsável pela Guarda Municipal ele será convocado pela CEI para depor.

Câmara Santos