Câmara reconhece Amigos da Zona Noroeste

Homenagem aconteceu na Sala Princesa Isabel

Compartilhe!

2 curtiram

A Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal, foi palco para homenagear dois cidadãos com a entrega da medalha "Amigo da Zona Noroeste". A sessão solene que ocorreu na última quarta-feira (21), às 19 hs foi presidida pelo vereador e primeiro secretário da Casa, Marcelo Del Bosco Amaral.

A outorga é em cumprimento a resolução nº 137, de 11 de setembro de 2003 a ser entregue na semana que antecede o Dia da Zona Noroeste e a escolha dos nomes ocorre por meio de uma Comissão, além de quatro membros de entidades de bairro com sede na Zona Noroeste, definido pelo Conselho Municipal de Entidades de Bairros. O autor da homenagem é o vereador e líder de governo na Câmara, Manoel Constantino que fez o discurso de saudação aos homenageados Paulo Sérgio Nunes e José Pereira da Silva.

Leia o discurso do Vereador aos homenageados Paulo Sergio Nunes e  José Pereira da Silva

Sr. Presidente;
Sras. e Srs. Vereadores.

Boa noite a todos.
  
Gostaria que vocês prestassem muita atenção a um pensamento de Charles Chaplin, que dará início ao nosso modesto discurso: 
  
“Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite. É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje. Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição. Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício. Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo.

Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido. Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho. Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus. Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades. Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar. O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma. Tudo depende só de mim.” 

Estou aqui para falar de uma pessoa especial para todos nós moradores da Zone Noroeste, nosso homenageado Paulo Sérgio Nunes.

Paulo nasceu em Santos, em 29 de novembro de 1952, filho de Santino Nunes e Odila Gomes Nunes, tendo seis irmãos, três homens e três mulheres.

No ano 1976, Paulo formava-se como soldado da Polícia Militar, seguindo carreira até 2002, quando se aposentou.

Nosso homenageado fez o 1° e 2° grau na Associação Instrutiva José Bonifácio. Paulo tem conhecimento básico em inglês e italiano. Formado em Administração Hospitalar pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativa do Litoral Santista, no ano de 1986 e Pós Graduado “Lato Sensu”, pela Fundação Lusíada, Faculdade de Administração de Empresas de Santos, no ano de 1987.

Em 25 de junho de 1977, Paulo Nunes casava-se com a jovem Maria da Paz Quirino Nunes, com quem tem três filhos: Bruno, Maria Aparecida e Débora Cristina, casada que lhe deu a netinha Bruna.

Conforme os ensinamentos do filósofo Sócrates: “O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça e a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter”. Inspirado neste pensamento, Paulo continuou seu caminho de luta, fundando a Escola de Samba da Zona Noroeste em 05 de junho de 1980, onde foi Presidente por 12 (doze) anos.

Nosso homenageado lutou muito para dar continuidade à Escola de Samba, demonstrando ter tido sempre sonhos grandes, pois nunca se mostrou fraco diante de obstáculos e desafios. Para isso, Paulo contou com a colaboração das Diretorias que lhe acompanhavam, assim como de muitos amigos.

Afinal, como dizia Raul Seixas: “Sonho que se sonha só é só um sonho, sonho que se sonha junto, é realidade.”

Como compositor, Paulo Nunes ganhou 3 (três) sambas enredos, em 1983 a Escola foi campeã de 2° grupo, com o Samba “Um sorriso negro”, de autoria de Paulo.

Relembrando o pensamento de Charles Chaplin no começo de nosso discurso: “... Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar. O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma. Tudo depende só de mim.” 

Neste momento, vamos aplaudir de pé, nosso homenageado, Paulo Sérgio Nunes, merecedor desta honraria, “Medalha Amigo da Zona Noroeste”, criada pela Resolução n° 137, de 11 de setembro de 2003, de autoria deste Vereador. 

MANOEL CONSTANTINO
VEREADOR PMDB
LÍDER DO GOVERNO

Sr. Presidente;
Sras. e Srs. Vereadores.

Quando apresentei o Projeto para homenagear uma pessoa física e uma pessoa jurídica da Zona Noroeste, a intenção foi destacar ano a ano, valores da nossa região.

Hoje, como pessoa jurídica, vamos homenagear o Sr. José Pereira da Silva.  Gostaria de iniciar o meu discurso falando um pouco sobre a vida:

Como todos nós sabemos, o caminho é parte integrante de nossas vidas. Logo ao nascermos, somos treinados e aperfeiçoados através dos primeiros passos, para conquistar caminhos.

Pela vida podemos encontrar diversos caminhos, os que nos levam a realizar sonhos, os que nos conduzem à alegrias, outros à tristezas, esperanças, etc...

É importante ter paciência e ir à luta com determinação, para que possamos romper barreiras, ultrapassar limites, seguindo o caminho que nos levará à vitória.

José Pereira da Silva nasceu em Chã de Alegria, em Pernambuco, a 23 de outubro de 1950, filho de João Pereira da Silva, falecido em 1993 e Maria Francisca da Silva.

José viveu sua infância ao lado dos pais e dos 12 (doze) irmãos, no sítio Brasil, em Chã de Alegria.

Aos 24 (vinte e quatro) anos, José Pereira resolveu mudar sua vida, saiu de Pernambuco, acompanhado de sua noiva, Maria da Silva, rumo à maravilhosa Santos. Pouco tempo depois, vieram também seis irmãos de José Pereira, todos moradores na Vila Gilda.

Nos 3 (três) primeiros anos de vida em comum, o casal viveu em uma casa de aluguel, no bairro Areia Branca. Período em que José trabalhou como empregado, e conseguiu uma economia para investir numa casinha no Caminho São Sebastião, Jardim Rádio Clube, onde vive até hoje.

Nosso homenageado passou por momentos difíceis, mas nunca desistiu, enchia seu coração de esperanças e procurava todas as forças do mundo para realizar seus sonhos.

Trabalhou em alguns supermercados da cidade, até conseguir seu alvará como ambulante.

Em 1983, José conseguiu abrir seu próprio comércio, junto à sua casa, e dia a dia vem prosperando.

Com essa história de vida, José Pereira da Silva nos deixa a lição de que: cada dia é um milagre, e é preciso viver cada minuto, porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que iremos tomar.

José Pereira da Silva é merecedor desta honraria, “Medalha Amigo da Zona Noroeste”, criada pela Resolução n° 137, de 11 de setembro de 2003, de autoria deste Vereador, assim como de todo nosso aplauso. Parabéns José Pereira da Silva!

 


      MANOEL CONSTANTINO
           VEREADOR PMDB
        LÍDER DO GOVERNO