Câmara recebe Orçamento da Prefeitura para 2013

Acompanhado dos secretários do município, o prefeito João Paulo Tavares Papa esteve na Câmara na quinta-feira (dia 27 de setembro) para entregar ao presidente do Legislativo, Manoel Constantino (PMDB), o Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2013, que prevê recursos em torno de R$ 1,9 bilhão.

Durante a reunião, que foi acompanhada por 11 vereadores, a secretária de Finanças, Mirian Cajazeira Diniz, apresentou um resumo da peça orçamentária. Ela destacou a evolução do orçamento e a prioridade de investimentos nas áreas sociais. Em 2013, 55% dos recursos do município estão reservados para as áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. “Nós trabalhamos com gestão de prioridades. E nossa prioridade foi no social”, explicou.

Somente a Secretaria de Saúde terá R$ 423,8 milhões. Já a Educação contará com R$ 381,2 milhões. Segundo o prefeito Papa, esta é a primeira vez nos últimos anos que os recursos da Saúde serão maiores que os da Educação, reflexo também da “decisão de colocar em funcionamento mais um hospital público na cidade (o Hospital dos Estivadores)”.

O prefeito ainda destacou os investimentos previstos para a fase de obras de drenagem do Programa Santos Novos Tempos, com contratos já assinados com o Banco Mundial e o Governo Federal. Papa também ressaltou como avanço, o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) aprovado pela Câmara no primeiro semestre deste ano.

“Sem uma boa gestão na área tributária e nas despesas, a qualidade do serviço público não se efetiva”, disse Papa, que aproveitou a oportunidade para agradecer os secretários municipais pelo trabalho realizado nos últimos anos. O prefeito também agradeceu a Câmara pela forma como acompanhou o novo modelo de planejamento e execução orçamentária, colaborando para os avanços do município.

O presidente da Câmara, vereador Manoel Constantino (PMDB), garantiu que o Legislativo dará ao orçamento o tratamento necessário para que ele “represente os interesses da população santista”. Antes de ser votado pelos vereadores, o Projeto de Lei Orçamentária será analisado pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara.

Presentes

Além de Constantino, acompanharam a reunião os vereadores Adilson dos Santos Junior (PT), Benedito Furtado (PSB), Cassandra Maroni Nunes (PT), Geonísio Aguiar (PMDB), Hugo Duppre (PSDB), Marcelo Del Bosco (PPS), Odair Gonzalez (PR), Reinaldo Martins (PT), Roberto Oliveira Teixeira (PMDB) e Sadao Nakai (PSDB).

Os secretários de Planejamento, Bechara Abdalla Pestana Neves, de Meio Ambiente, Flávio Rodrigues Corrêa, de Educação, Gisele Gênio Benevides Pitta, de Assuntos Portuários, Júlio Cesar Pereira Novaes de Paula Santos, de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos, Marcio Lara, de Saúde, Maria Ligia Lyra Pereira, de Infraestrutura e Edificações, Nilson da Piedade Barreiro, de Esportes, Paulo Roberto Musa, de Defesa da Cidadania, Paulo Affonso Murat Filho, e de Assistência Social, Rosa Gil Marsal, também participaram.

A deputada estadual Telma de Souza (PT), e o presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos, José Manoel Costa Alves, também compareceram.

Câmara Santos

imprensa@camarasantos.sp.gov.br