Câmara realiza último debate do Plano Diretor

Audiência será no Castelinho, nesta terça-feira, às 19h

O processo participativo de revisão do Plano Diretor, promovido pela Câmara de Santos, está chegando na etapa final. Os 11 vereadores das quatro comissões (Permanentes de Justiça e Redação; de Política Urbana e Funções Sociais da Cidade; de Meio Ambiente, além da Especial do Plano Diretor)  que coordenam os debates têm mais um encontro com a população nesta terça-feira (dia 31 de maio), às 19 horas, na nova sede do Legislativo (Castelinho – Rua Tenente Mauro Batista Miranda, nº 1, Vila Nova).

Na oitava e última audiência pública, os parlamentares apresentarão as propostas da população para a revisão do Plano Diretor e das leis regulamentadoras: Uso e Ocupação do Solo nas Áreas Insular e Continental. Os vereadores se comprometeram a transformar as sugestões que forem pertinentes em emendas aos projetos que estabelecem regras ao ordenamento urbanístico. As propostas serão votadas em meados de junho.

As sugestões coletadas durante as audiências públicas foram publicadas no Santos sua Cidade (www.santossuacidade.blogspot.com), blog que a Câmara criou na internet para ampliar a discussão.

No blog, os internautas também podem ver a íntegra dos três projetos do Executivo enviados à Câmara e conhecer as ideias-força destacadas pelos vereadores. Há ainda uma compilação de reportagens publicadas na imprensa desde a década de 80, sobre temas como habitação, ocupação da ilha e verticalização.

Resultados positivos
Os sete debates já realizados pela Câmara reuniram cerca de mil participantes. Em todos os encontros, os vereadores saíram com propostas e sugestões da população.

Uma avaliação prévia do processo feita pelos parlamentares mostrou entuasiasmo com os resultados. Segundo a vereadora Cassandra Maroni Nunes (PT), que já acumula 14 anos de experiência no Legislativo, “além da alegria de ver a participação cidadã, jamais vi tantos vereadores trabalhando juntos”.