Câmara realiza seminário sobre porto e cidade

Evento marca os festejos dos 200 anos dos portos brasileiros

Compartilhe!

Curtir

A Câmara Municipal de Santos deu início nesta sexta-feira, 25/04/08, a partir das 9h, na Associação Comercial de Santos (Rua XV de Novembro, 137), ao seminário "O PORTO DA MINHA CASA". É uma iniciativa inédita do Legislativo no ano em que o país comemora os 200 anos da abertura dos portos brasileiros.

O desafio do evento, afirma o presidente da Câmara, vereador Marcus De Rosis, é discutir a relação do porto com a cidade de maneira mais franca e direta. Neste sentido, adianta De Rosis, especialistas vão abordar questões que tratam especificamente das mudanças na cidade face às transformações no Porto de Santos, passando por aspectos econômicos, ambientais, sociais e culturais.

A coordenação do evento é do vereador Reinaldo Martins, presidente da Comissão Permanente de Cultura. Segundo ele, a idéia do seminário surgiu da necessidade de se debater temas mais vinculados ao dia-a-dia da cidade e seu porto. Essa relação histórica de conflito pode se transformar em uma relação de harmonia. Para isso, é preciso planejar ações a curto e longo prazos, defende Reinaldo. "É a primeira vez que a Câmara Municipal promoverá um evento dessa importância. É comum empresários, sindicalistas e técnicos discutirem o porto, mas geralmente a cidade e o Legislativo ficam longe desse debate, o que pretendemos mudar.

Não vamos focar aspectos das boas práticas em matéria de gestão portuária, mas tratar dos impactos do nosso porto no espaço urbano, discutir e conhecer projetos que podem contribuir para recuperação de bairros degradados, analisar alterações na circulação de caminhões, qualificação da mão-de-obra e a crescente influência indireta do porto, com empresas prestadoras de serviços".

Ainda segundo o vereador, técnicos do setor concordam que não se pode mais pensar no porto apenas do ponto de vista técnico e operacional, mas como um projeto democrático de desenvolvimento. "Cabe a nós refletir sobre os elementos necessários à formulação de uma política que integre o porto a um projeto de desenvolvimento da própria cidade".

Programação

ABERTURA – 9h - Presidente da Câmara Municipal de Santos - Marcus De Rosis.
Mediador dos painéis - Vereador Reinaldo Martins.

1ª painel (9h15 às 10h30) – Infra-estrutura e Ambiente.

PALESTRANTES
- Dr. Paulino Moreira da S. Vicente, Diretor de Infra-Estrutura e Serviços da CODESP;
- Jornalista Carlos Mauri Alexandrino.

Debatedor: Arqº  Dr. José Marques Carriço.

Intervalo - coffee break

2ª painel (11h às 12h30) – Regionalização, Impacto Econômico, Empregos Diretos e Indiretos.

PALESTRANTES:
- Fausto Figueira, superintendente do Centro de Excelência Portuária (CENEP) do Porto de Santos.
– Dr. Alcindo Gonçalves – Coordenador do Instituto de Pesquisa A Tribuna - IPAT.

Debatedor: Jornalista José Rodrigues.

3ª painel (14h30 ás 16h) – Impacto Social e convívio com o porto - Cultura, Turismo e Lazer.

PALESTRANTES:
- Sérgio Aquino, Secretário Municipal de Assuntos Portuários e Marítimos - Prefeitura de Santos
- Arqº Mauro Scazufka - Secretário Municipal de Planejamento e Finanças - Prefeitura Municipal de Guarujá.

Debatedor: Jornalista Carlos Mauri Alexandrino.