Câmara realiza 108 audiências públicas

Em 2014, debates devem ganhar sistema que permite participação popular também pela internet

1 curtiu
A Câmara de Santos encerrou novembro com um recorde: 108 audiências públicas realizadas. O número é mais que o dobro do total de eventos realizados em 2012. No ano passado, foram 49 debates com a população. E como o período de recesso ainda não chegou, o número ainda vai crescer.

Segundo o presidente da Câmara de Santos, vereador Sadao Nakai (PSDB), algumas considerações devem ser feitas. “A quantidade de encontros com a população deixa clara a disposição dos parlamentares em debater a cidade com os cidadãos”.

No entanto, Sadao reconhece que os munícipes, lamentavelmente, ainda não se apropriaram desta que é uma das melhores ferramentas da democracia. Tanto, que muitas vezes as audiências têm baixa participação popular.

Para romper essas barreiras e diminuir a distância entre o Legislativo e os cidadãos, Sadao determinou que todas as audiências públicas sejam transmitidas pela TV, no canal 9 da Net, e pela internet, no site da Câmara (www.camarasantos.sp.gov.br), o que vem ocorrendo desde abril.
“Assim, é possível acompanhar os debates, mesmo sem comparecer à Câmara”. O próximo passo, segundo Sadao Nakai, será criar um sistema de interatividade pelo site, para que os munícipes que estejam assistindo uma audiência pública possam contribuir com perguntas e sugestões. A novidade deve ser implantada no próximo ano.

Coordenadoria de Comunicação Institucional
Câmara Santos