Câmara quer Santos como centro das comemorações do Bicentenário

A Câmara de Santos realizou no dia 21/03, a segunda audiência pública para tratar da Organização do Bicentenário da Independência do Brasil – Ações e Parcerias, em 2022 no Município. O encontro aconteceu a pedido da Comissão Especial de Vereadores (CEV), criada para esta finalidade.

A Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp), Campus da Baixada Santista, colocou à disposição o seu Departamento de História da Arte. A Unifesp lançará uma plataforma digital com ênfase na Memória Santista.

A entidade estuda a possibilidade, a longo prazo, de inserir no Campus da Baixada Santista os cursos de Pós-Graduação lato e stricto sensu em História e Museologia, pleito do vereador e presidente da CEV, Ademir Pestana. “Nossa vontade era que os cursos fossem iniciados ainda este ano como forma de marcar o Bicentenário”, disse Ademir.

A Comissão do Bicentenário do Executivo informou que a Praça Barão do Rio Branco, no Centro Histórico, abrigará o Fogo Sagrado e um monumento do Patrono da Independência José Bonifácio. A reivindicação do Movimento Pró-Memória José Bonifácio prevê ainda a reforma do Panteão dos Andradas, no entanto, dependendo de recursos extra-orçamentários.

A Fundação Biblioteca Nacional (BN), estará à disposição para ações mútuas, no plano editorial, exposições, digitalizações, lives e pesquisas. Também participam O Movimento Pró-Memória José Bonifácio, a Comissão Especial dos 200 Anos da Independência da Câmara Federal, e os demais vereadores que compõe a comissão: Audrey Kleys, Augusto Duarte, Bruno Orlandi, Fábio Duarte, Paulo Miyasiro e Telma de Souza.

Álbum de Fotos