Câmara promove audiência sobre bicicletas

Propostas são lançadas durante encontro

Soluções e alguns desafios para o desenvolvimento de um planejamento urbano moderno, tomaram conta do debate promovido pela Câmara Municipal por meio da Comissão Especial de Vereadores que trata das ciclovias e instalão de paraciclos e bicicletários. O encontro aconteceu na noite do último dia 20/05/09 no Plenário Ulysses Guimarães, na rua XV de Novembro, no Centro de Santos. Integram a comissão os vereadores: Fabio Nunes, prof. Fabião, Braz Antunes Mattos e Hugo Duppre.

Formaram a mesa de trabalhos o arquiteto Carlos Prates da Prodesan, Luciane Beck da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e Rubens Braga da Ciclosan. O Vereador Fábio Nunes, Prof. Fabião, acometido por uma virose, não pode comparecer à audiência. A iniciativa de realizar o encontro foi sua, já que integra a comissão. A tônica da Audiência foi a apresentação de um vídeo elaborado pelo Arquiteto Carlos Prates que mostrou os gargalos constatados no sistema cicloviário, devido ao fluxo de trabalhadores que migram das cidades de São Vicente e Guarujá à Santos, incentivados pelo uso do modal bicicleta. Estes acessos ao sistema cicloviário Santista foram apresentados em horários de pico na concentração de usuários, dependendo do auxílio da Cia de Engenharia de Tráfego para reorganizarem os cruzamentos.

Carlos Prates apresentou também o esquema planejado para o aumento da malha, ligando a Praia ao Centro e Ana Costa, que está em seus primeiros estudos, e do Canal 1, que atualmente encontra-se em análise do CONDEPHAT, conforme explicou Luciane Beck, da CET. Os novos projetos somam 16 m lineares à malha cicloviária, formando um total de 40m lineares. Um dos destaques da audiência foi Arturo Alcorta, ativista da entidade Escola de Bicicletas, que elogiou as apresentações dos projetos e estudos promovidos pela administração pública e principalmente à população e sua história.

Sendo uma organização sediada em São Paulo, Arturo comentou os pontos favoráveis da organização social e urbanística da cidade, sendo cruciais para o sucesso dos projetos. Jessé Teixeira, presidente da ABC - Associação Brasileira de Ciclistas, também enalteceu os projetos e os trabalhos das CEVS - imprtantes em todo o processo, sugerindo um debate para a criação de uma Secretaria ou Departamento específico ao modal. No encerramento dos trabalhos, o Vereador Braz Antunes Mattos, apontou que a Comissão Especial de Vereadores estão caminhando em ideias modernas e testadas em grandes cidades do mundo, ressaltando ser de extrema importância, o estudo da adaptação de projetos, a exemplo dos já aplicados em Paris, na França e Amsterdã. Acreditamos que, definitivamente, o sistema cicloviário como um todo atenda as demandas necessárias.

Assessoria - Gabinete Ver. Fábio Nunes
Tel.: 3219.5269