Câmara Municipal abriga Memorial do Bombeiro

Na antiga sede da Corporação funciona o Legislativo de Santos

A Câmara Municipal ocupa, depois de 60 anos, sua própria casa, no edifício que abrigou, até 2001, o Corpo de Bombeiros de Santos. Projetada pelo engenheiro e arquiteto Maximiliano Emílio Hehl, a construção teve início dia 09 de junho de 1907, com Saturnino de Brito, engenheiro responsável pelos canais de Santos, colocando a pá de cimento na cavidade aberta do que seria conhecido pelos santistas como “Castelinho”, a partir de sua inauguração oficial em 1909, com um efetivo de 10 homens.

Com sua edificação tombada pelo Ministério Público e setores reformados e restaurados, o Castelinho, além do Legislativo santista, contará com o Museu do Bombeiro entregue, ontem (24), pelo vereador e atual presidente da Câmara Municipal Manoel Constantino dos Santos.

Na presença de autoridades, bombeiros e seus familiares, Constantino destacou a importância do Memorial, para ele“ justa homenagem e símbolo de ética e sabedoria para todos os que ocuparem a Casa”.  O presidente também lembrou atos de bravura e cidadania da Corporação em situações como o incêndio da Vila Socó e do Gasômetro, além do caráter educativo da exposição.

Com apoio da Fundação Arquivo e Memória, a Exposição Permanente mostra peças e quadros com resumo da história da Corporação  em momentos de ações em terra e mar, as primeiras viaturas puxadas por muares; a estrutura da equipe em 1912 (duas bombas à vapor; um carro de ferramentas; um carro pipa d´água e carvão; um carro “escada magyrus” de 18m de altura; um carro transporte de oficias; um carro para o comando, dois carros ambulâncias e uma bomba manual). Nesta época, o Corpo Municipal de Bombeiros contava com 120 homens e atendia toda as cidades vizinhas.

Fotos ainda mostram a captura de cão raivoso (e nesta pode-se constatar o cuidado e carinho dos bombeiros com o animal), exercícios na torre construída em 1919, além da participação em paradas comemorativas. Os visitantes também poderão ver as mudanças nos uniformes, tanto nas imagens, como em dois manequins, cujas fardas retratam equipamentos, calçados e outros objetos utilitários no começo do século XX e no atual.

O endereço da Câmara Municipal de Santos é Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 01, Vila Nova.

Assessoria do Gabinete da Presidência