Câmara manifesta apoio a aposentados

Projeto PLS 58/03 tramita no Senado

Compartilhe!

2 curtiram

Apsentados e pensionistas lotaram na tarde da última segunda-feira (24/11/08) a Sala Princesa Isabel, na Câmara Municipal de Santos. Eles fizeram um manifesto em defesa da aprovação do PLS 58/3 que garantirá a atualização de seus vencimentos. O encontro contou com o presidente da Casa, Marcus de Rosis, vereadores, inclusive os novos eleitos do PT, representantes de sindicatos, além de deputados federais e estaduais.

A Câmara, por iniciativa dos vereadores Manoel Constantino (PMDB) líder de governo e Benedito Furtado (PSB), já haviam manifestado na sessão do último dia (17/11/08), apoio à aprovação do PLS 58/03 que garantirá a aposentados e pensionistas a atualização de todos os benefícios do INSS pelo valor em salários mínimos em que foram concedidos. O projeto já votado em decisão terminativa pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, fixa ainda uma regra de transição de cinco anos até que o poder de compra seja totalmente recuperado.

A manifestação de apoio apresentada em plenário no legislativo santista foi feita por meio de requerimento e encaminhada às lideranças de todos os partidos para o Congresso Nacional, Câmara e Senado. Se o projeto passar pela Câmara Federal e for sancionado pelo presidente Lula, os beneficiados terão um índice de Correção Previdenciária (ICP) que servirá como equiparador do valor dos benefícios, evitando as perdas geradas pela adoção de percentuais diferentes para o reajuste de aposentadorias e pensões, desde 1991.

O presidente do Sindicato dos Aposentados da Baixada Santista, Carlos Antonio Costa disse que pretende lotar diversos ônibus e ir até Brasília como forma de pressionar o Governo Federal. "Estamos agendando uma data para que todos se mobilizem na Baixada, trazendo a população para o nosso lado."