Câmara inaugura sua sede própria

Solenidade acontece nesta quarta-feira, às 10h

A Câmara Municipal de Santos inaugura nesta quarta-feira, dia (15/12), às 10h, sua sede própria no antigo Castelinho – local que abrigou uma unidade do Corpo de Bombeiros,  na Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, nº 01, no bairro Vila Nova, que compreende o Centro Histórico. Para o presidente da Câmara, vereador Marcus De Rosis, a inauguração promete ser um marco, uma vez que a entrega do imóvel representa a consolidação do Poder Legislativo na Cidade.

“Desde o século XVI a Câmara luta para ter seu próprio espaço, nunma época quando ainda atuava na forma de Conselho. De Rosis destaca ainda  que a participação da Prefeitura foi fundamental do início ao fim de todo o processo. “Face ao estado de deterioração em que o  histórico edifício encontrava-se, exigiu um grande esforço dos Poderes Executivo e Legislativo”.

Várias autoridades civis e militares estarão presentes à solenidade. Após o descerramento da placa de inauguração, no Castelinho, o plenário instalado no prédio anexo receberá o nome de Oswaldo De Rosis, ex-presidente da Câmara em duas ocasiões: 1977 e 1981, tendo iniciado na política na década de 60, elegendo-se vereador em 1962. Pai do atual presidente do Legislativo, Marcus De Rosis, Oswaldo de Rosis faleceu em 09/12/1986. O vereador Braz Antunes Mattos é o autor da propositura que dá o nome de Oswaldo De Rosis ao novo plenário.

Durante a solenidade será exibido um vídeo que resgata a história das Casas de Câmara, desde a primeira, onde hoje está erguido o prédio da Alfândega, até o anexo atual, na Rua XV de Novembro, no Centro. Uma exposição da FAMS - Fundação Arquivo e Memória de Santos que também trata das Casas de Câmara poderá ser vista pelos convidados, no andar térreo do edifício.

Estão previstas ainda homenagens à pessoas que tiveram uma atuação de destaque para a concretização de ver erguida a nova Casa. A cerimônia terá seu encerramento com a cápsula do tempo – uma caixa confeccionada em aço onde serão guardados jornais e outros objetos alusivos à Cidade e ao Legislativo, que será lacrada e enterrada dentro da nova sede da Câmara, para ser aberta daqui cem anos.

As obras da sede da Câmara tiveram início em julho de 2008, pela empresa Galvão Engenharia. Ocupando uma área construída de aproximadamente 7 mil m²,  o prédio erguido no terreno do antigo Castelinho chama a atenção pela bela arquitetura. São três pavimentos para abrigar os departamentos administrativos, 24 gabinetes de vereadores, além de auditório, um Plenário com galeria, sala de reuniões, estacionamento e um estúdio de TV.

O Castelinho foi recuperado para abrigar, no térreo, as Diretorias Administrativa e Legislativa, que dão suporte para a Câmara na organização dos despachos, ofícios e gravações. No piso superior ficará instalado o gabinete do presidente do Legislativo. As demais salas estão nos prédios anexos, construídos em estilo contemporâneo.

O projeto de toda a obra da sede leva a assinatura do arquiteto Ney Caldatto, chefe do Departamento de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Santos. A proposta foi construir um novo edifício de características arquitetônicas contemporâneas e que atendesse a todas as normas de acessibilidade.

GÁS NATURAL E ECONOMIA
O novo prédio está dotado de um moderno sistema de ar condicionado denominado V.R.F. ou Multi-Split, que utiliza gás natural como matriz energética. O sistema permite a redução de custos no consumo de energia elétrica e o aproveitamento dos recursos energéticos disponíveis, o que possibilita sustentabilidade ao meio ambiente.

ROCHAS SOFREM INTERVENÇÃO PREVENTIVA

Uma parte do maciço rochoso no Monte Serrat, próximo à área onde foi construída a sede da Câmara, sofreu algumas intervenções apenas como medida preventiva, conforme recomendado pelo (IPT) Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado. Os trabalhos, que envolveram tecnologia de ponta, constituíram-se em uma das maiores obras de geotecnia da Baixada Santista. Um dos métodos utilizados foi o desmonte de rocha, sem o emprego de explosivos.

RESTAURAÇÃO DÁ VIDA AO CENTENÁRIO CASTELINHO

A recuperação do Castelinho exigiu um minucioso processo de restauração capaz de transformá-lo num dos mais belos cartões postais da Cidade. Seguindo normas internacionais de restauro, foram investigados todos os registros de pinturas existentes nas paredes e da argamassa do prédio.

Todo o trabalho foi executado pela Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, que compreendeu também a recuperação e reprodução de esquadrias de madeira e ferro, além do piso, portas, forros e telhados. No caso dos pisos, alguns tiveram de ser confeccionados artesanalmente iguais aos originais. O processo de restauração foi um compromisso assumido pelo Poder Público em trazer de volta à Cidade um dos equipamentos mais notórios do Estado.

HISTÓRIA E MODERNIDADE

Inaugurado no dia 7 de setembro de 1909, o Castelinho abrigou o 6º GB - Grupamento dos Bombeiros do Estado de São Paulo e virou referência no bairro Vila Nova. A primeira pá de cimento no antigo imóvel foi assentada pelo engenheiro Francisco Rodrigues Saturnino de Brito, no dia 9 de junho de 1907. A pedido da Câmara Municipal, o engenheiro alemão Maximiliano Emílio Hehl, foi quem projetou o prédio do Corpo de Bombeiros dada a sua experiência em catedrais de São Paulo e de Santos.

CÂMARA SANTOS