Câmara homenageia Gal. João Carlos Vilela

Oficial comandou Missão de Paz no Haiti

A Câmara de Santos homenageará com a "Medalha de Honra Mérito Braz Cubas", nesta sexta-feira, às 19 horas, no Salão dos Vereadores, o Gal. do Comando Militar do Sudeste, João Carlos Vilela Morgero, conhecido por comandar a Brigada brasileira na Missão de Paz no Haiti. A outorga da medalha será feita pelo vereador Sadao Nakai (PSDB), autor da propositura.

Nascido em Santos, o Gal. Vilela tem currículo exemplar. Realizou os cursos da Academia Militar das Agulhas Negras, de Paraquedista Militar, de Mestre de Salto, e de Motociclista Militar. Cursou ainda a Escola de Aperfeiçoamento e de Estado Maior. Entre as muitas funções de destaque que exerceu, consta a de chefe da Seção de Operações da 2ª Brigada de Infantaria Motorizada; 3ª e 6ª Subchefia do Estado Maior do Exército; oficial de gabinete do ministro do Exército e do comandante da Força.

Em São Paulo, foi chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste e comandante da 2ª Divisão de Exército. No exterior, foi adjunto da Comissão do Exército Brasileiro em Washington e comandante da Brigada Brasileira de Força de Paz no Haiti. Dentre uma longa coleção de condecorações, destacam-se a Ordem do Mérito Militar; a Ordem do Mérito Aeronáutico e a Ordem do Mérito Militar do Ministério Público Militar.

Foi promovido ao posto máximo – general-de-Exército – em 31 de março de 2010 e assumiu o Comando Militar do Sudeste em 15 de abril deste mesmo ano. É casado com Olívia de Fassio Morgero e tem dois filhos.

Daniel Nakajima - Assessor de imprensa - Vereador Sadao Nakai (PSDB-Santos)
Tels: (13) 3211-4125 -
www.sadaonakai.com.br