Câmara entrega Medalha Quintino de Lacerda

Homenagem acontece neste 13 de maio

A Câmara Municipal de Santos entrega no dia 13/05/09, às 19h na Sala Princesa Isabel – Paço Municipal, s/n, a medalha “Major Quintino de Lacerda”. Serão homenageadas pessoas físicas e jurídicas, reconhecidas pelo trabalho em defesa da integração racial, solidariedade e fraternidade em qualquer área de atuação.

O evento integra as atividades da Semana Municipal Quintino de Lacerda, promovido pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Étnica. Receberão a medalha, na forma de pessoa jurídica: Rotary Club de Santos (Zona Noroeste), Jornal do Bairro da Aparecida e a Casa da Criança.  Já como pessoas físicas, serão homenageadas: Nanci Alonso, Mary Francisco do Careno e Guilherme Cruz Costa.

A medalha foi criada conforme Resolução 99/2000, como tributo ao primeiro negro a exercer a vereança em Santos. Major Quintino de Lacerda, ex-escravo, elegeu-se vereador em 1895 e chegou a exercer a presidência da Casa, por um dia. É reconhecido como símbolo da resistência ao povo negor por liderar o Quilombo do Jabaquara, fundado em 1882 em Santos e que abrigava os negros fugitivos das fazendas, O Major Quintino de Lacerda exercia grande influência e liderança sobre os moradores do Jabaquara. Nasceu em Itabaiana (Sergipe), de onde veio como escravo, sendo depois alforriado.