Câmara entrega Medalha Quintino de Lacerda

Vereadora Suely Morgado foi uma das pessoas homenageadas

Curtir

A Câmara Municipal promoveu na noite da última quarta-feira (8/10/08), sessão solena para marcar a entrega da Medalha Quintino de Lacerda. A homenagem foi organizada pela CEV - Comissão Especial de Vereadores que tem como presidente o vereador Antonio Carlos Banha Joaquim. Na ocasião, foram homenageados três pessoas físicas e três jurídicas, são elas: a vereadora Suely Morgado, a advogada Tatiana Ferreira Evangelista dos Santos e o oficial de justiça aposetado, José Adelson de Souza. Também receberam medalhas o Jornal Espaço Aberto, o Centro Espírita Estrela Guia e os Doutores do Riso. A homenagem foi presidida pelo vereador Marcelo Del Bosco Amaral.

Conferida anualmente, a homenagem lembra o chefe do Quilombo do Jabaquara e o primeiro líder político negro de Santos - Quintino de Lacerda. Nascido em 08 de junho de 1839, Quintino foi o mai atuante agitador da abolição no Litoral Paulista, garantindo abrigo a escravos fugitivos de toda a região do planalto, que em Santos buscavam refúgio.

Quinto de Lacerda foi o centro das atenções e chegou a receber, em solenidade pública, um relógio de ouro, como uma homenagem popular a seu mais querido líder abolicionista. Com a abolição, o irreverente Quintino lançou-se à luta política, incorporando, pela primeira vez, os negros ao processo político na cidade. Recebeu em reconhecimento, o título de Major Honorário da Guarda Nacional, em 1893.