Câmara entrega Medalha Quintino de Lacerda

Em solenidade que lotou as galerias da Sala Princesa Isabel, os vereadores santistas homenagearam seis personalidades.

A Câmara Municipal de Santos entregou na noite de terça-feira, dia 15, a medalha Major Quintino de Lacerda, na Sala Princesa Isabel, Plenário da Câmara. Com a comenda, foram homenageadas pessoas físicas e jurídicas reconhecidas pelo trabalho em defesa da integração racial, solidariedade e fraternidade.

O evento encerrou as atividades da Semana Municipal Quintino de Lacerda, promovida pela Prefeitura Municipal de Santos, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Étnica.

Receberam a medalha: o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), representado por Ronaldo de Souza Forte; o Sindicato dos Conferentes de Capatazia do Porto de Santos; o Grêmio Recreativo Escola de Samba X-9.

Como pessoas físicas, foram homenageados os advogados Cleber Pinto e Luiz Antonio Lourena Melo; e Sérgio Bernardino (Serginho Chulapa) - o engenheiro Walter Pereira de Carvalho recebeu a medalha em seu lugar.

Homenagem póstuma - Este ano, a comissão resolveu lembrar das ex-vereadoras Luzia Neófti e Sandra Arantes do Nascimento.

A medalha foi criada pela resolução 99/2000, como tributo ao primeiro negro a exercer a vereança em Santos. Major Quintino de Lacerda, ex-escravo, elegeu-se vereador em 1895 e chegou a exercer a presidência da Casa por um dia.